CLDF aprova diretrizes de política de conscientização e incentivo à doação de órgãos

out 19, 2023
     Foto: O deputado Eduardo Pedrosa é o autor da proposta

Os deputados distritais concluíram, nesta terça-feira (17), a análise do projeto de lei nº 13/2023, que estabelece diretrizes e estratégias para a implantação da Política Distrital de Conscientização e Incentivo a Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos. Aprovado em dois turnos e redação final, o texto vai à sanção.

O autor da proposta, deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), destacou que o DF sai na frente dos demais estados brasileiros ao aprovar uma política de conscientização à doação de órgãos. “É preciso muita atenção a essa pauta”, disse, após a votação do projeto.

Entre as diretrizes da política estão: informar a população sobre a relevância da doação de órgãos e tecidos, contribuindo para a formação de consciência doadora; contribuir para aumentar o número de doadores vivos e falecidos; promover a discussão, o esclarecimento científico e a desmistificação do tema; oferecer acolhimento às famílias enlutadas e esclarecimento sobre a doação de órgãos e tecidos, após o diagnóstico de morte encefálica dos pacientes internados em unidades críticas, de forma livre e esclarecida, entre outras.

Denise Caputo – Agência CLDF

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email