Cidade Cultura Educação Política

Deputado sai em defesa da UnB na sessão desta quarta-feira

Vários assuntos foram abordados pelos deputados distritais na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta quarta-feira (4). O deputado Fábio Felix (PSol) saiu em defesa da UnB e relatou plenária realizada hoje em defesa da universidade pública. Na opinião do deputado, a UnB vem sofrendo ataque brutal do governo federal, o que prejudica a produção de pesquisa e de conhecimento.

Fábio Felix avalia que os cortes de recursos promovidos pelo governo federal inviabilizam o funcionamento da universidade e afetam diversos projetos que beneficiam toda a sociedade. “Quem vai sofrer com os cortes é a população do DF. Não acredito que haja nenhuma saída institucional, este governo não acredita na educação. Temos que fazer o enfrentamento político”, assinalou o distrital.

O parlamentar também manifestou preocupação com o cancelamento de bolsas de pesquisa e extensão. Para ele, o cancelamento afetará a produção científica em todo o Brasil e a vida de centenas de pessoas. Felix afirmou que a situação é grave e manifestou solidariedade a todos os bolsistas atingidos.

Ódio – Em outra manifestação durante a sessão, Fábio Felix discorreu sobre o impacto do discurso de ódio na sociedade brasileira. Segundo ele, isto tem contribuído para o aumento dos casos de feminicídio e acirramento do racismo. O deputado lembrou o episódio recente em que um jovem negro, de 17 anos, em situação de rua, foi despido, amarrado e chicoteado por seguranças de um supermercado. “Isto jamais aconteceria com um rapaz branco. Revivemos os tempos do pelourinho. Imagens e fato são chocantes”, completou.