Brasil Economia Política

Guedes anuncia que governo Bolsonaro vai privatizar tudo e implantar nova CPMF

Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou a nova política fiscal do governo Bolsonaro e disse o que o capital financeiro quer ouvir: “Vamos desindexar, desvincular e desobrigar todas as despesas de todos os entes federativos”. E completou escancarando o seu entreguismo: “Eu quero privatizar todas as empresas estatais”. Guedes também anunciou a criação da nova CPMF

 Em entrevista publicada nesta segunda-feira (9) pelo jornal Valor Econômico, (a mesma que Bolsonaro que acabar) o ministro da Economia, Paulo Guedes, falou sobre a nova política fiscal do governo Bolsonaro e disse o que o capital financeiro quer ouvir: “Vamos desindexar, desvincular e desobrigar todas as despesas de todos os entes federativos”. 

E completou escancarando o seu entreguismo: “Eu quero privatizar todas as empresas estatais”. Guedes também anunciou a criação da nova CPMF.  O ministro da Economia informou que o governo Bolsonaro fará uma “transformação sistêmica”.

Segundo ele, o eixo dessa transformação é “desinvestir e desmobilizar ativos públicos”.

Guedes quer uma via rápida para consumar seu plano de privatizações. Diz que fará a lista das empresas públicas a serem alienadas e o governo vai fazer aprovar uma lei autorizando a inclusão dessas empresas no Programa de Desestatização.

O ministro não deixou dúvida quanto à voracidade fiscal do governo Bolsonaro e deixou claro que vai meter a mão no bolso do povo. A reforma tributária vai trazer novos impostos – o IVA-Dual e o Imposto sobre Transações Financeiras, que é a CPMF com novo nome.

Leia a íntegra da entrevista

Faça um comentário

Clique aqui para fazer um comentário