Cidade Pandemia

Ibaneis diz que espera ter 70% da população do DF vacinada contra Covid-19 até outubro

Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em entrevista — Foto: Agência Brasília

Por Pedro Alves, G1 DF

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, neste domingo (9), que prevê ter 70% da população do Distrito Federal vacinada contra a Covid-19 até outubro. A declaração foi feita em uma rede social. Segundo especialistas, esse índice é o necessário para se aproximar da imunidade de rebanho. Até sábado (8), 16,72% da população da capital tinha recebido a primeira dose.

“Então, vou respeitar rigorosamente o PNI [Plano Nacional de Imunização] do Ministério da Saúde. Estou acompanhando a distribuição para os estados e o governo federal tem mantido a proporcionalidade. Minha expectativa é que 70% da população esteja imunizada até outubro”, disse na publicação.

O governador também disse que “não se sujeita” a pressões de grupos de trabalhadores pela imunização. “Não me sujeito à pressão por vacinas porque, se não, todas as categorias entrariam em greves atrás de vacinas – sendo que não recebemos vacinas o suficiente para atender a todos.”

As publicações foram feitas com base em trechos de falas do governador em entrevista à Rádio Metrópoles. Durante a conversa, Ibaneis também comentou sobre a relação com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Sobre o meu relacionamento com o presidente @jairbolsonaro, não existe nenhum problema. Temos o direito de discordar e de concordar a depender do assunto. Não sou candidato do presidente e tampouco adversário dele, o meu compromisso é com o DF.”

 

Vacinação no DF

 

Vacinação contra a Covid-19 no DF — Foto: TV Globo / Reprodução

Vacinação contra a Covid-19 no DF — Foto: TV Globo / Reprodução

A vacinação contra Covid-19 no DF começou em 19 de janeiro e, até este sábado (8), 510.269 pessoas haviam tomado a primeira dose do imunizante. A imunização teve início com profissionais de saúde, passou por pessoas acima de 60 anos e, na semana passada, pacientes com comorbidades começaram a receber as doses.

A campanha tem ocorrido exclusivamente por meio de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. No sábado, a capital recebeu mais 14,4 mil doses.

O GDF também tem demonstrado interesse na aquisição de imunizantes próprios. No mês passado, o governo local chegou a assinar a intenção de compra de 4 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, em um consórcio com outros seis estados.

No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisarejeitou um pedido de importação excepcional do imunizante. A aprovação pelo órgão era uma das condições para a compra da Sputnik V.