Holístico

Qual é o melhor Arquétipo para os negócios?

Quando as pessoas começam a estudar os Arquétipos, ficam fascinadas com a possibilidade de utilização um símbolo em seu negócio que possa fazer com que sua empresa venda mais.

Ou então que faça seus funcionários trabalharem melhor, seus clientes se sentirem bem e você, dono da empresa, mergulhar rumo ao sucesso. Mas será que é assim mesmo que funciona? Você pega o símbolo de, por exemplo, uma águia, coloca no seu logo ou no seu escritório e voilá, o sucesso chega? Esse assunto é muito mais amplo do que você imagina… Na realidade, não é bem assim que as coisas acontecem.

Pra começar, você tem que entender o que são Arquétipos e como eles influenciam as pessoas.

De forma bem simples, Arquétipos são padrões de pensamento e comportamento que existem em todos os seres humanos, eles funcionam como memórias afetivas.

Por exemplo: se sua avó lhe fazia bolo de fubá quando você era pequeno, ao sentir o cheiro de um bolo de fubá, isso logo irá te lembrar da sua infância e da relação que você tinha com a sua avó.

E Quando você olha para um símbolo de coração: qual é a memória afetiva que vem à sua cabeça? Amor, namoro, paixão, certo?! E por que isso acontece? Porque os Arquétipos possuem o poder de despertar emoções nos seres humanos. É claro que a definição de Arquétipo é muito mais profunda que isso. Aliás, se você quiser entender bem o que eles são, clique no link abaixo para ter acesso a um artigo completo explicando o que são os Arquétipos e sua influência em nossas vidas.

(link para o artigo A Força Oculta do Arquétipos)

Os Arquétipos são modelos, são consciências que interagem contigo e geram alguma resposta emocional em você.

Formas de se ativar um Arquétipo

A primeira informação preciosa que te darei nesse momento é: as pessoas acham que Arquétipos são ativados apenas por estímulos visuais. Ou seja, você olha para a imagem de uma águia e, inconscientemente, começa a ter mais visão e alçar voos mais altos em sua vida.

Mas, na verdade, os Arquétipos podem ser ativados através de todos os seus sentidos. Lembra da história do bolo de fubá? Pois então, um simples cheiro pode ativar o Arquétipo da criança em você e relembrar sua infância.

Da mesma forma, o som também pode ativar Arquétipos em nós, ou diferentes sabores, e até mesmo toques. Qualquer um dos nossos cinco sentidos é capaz de captar informações arquetípicas e ativar Arquétipos em nós. Inclusive o nosso sexto sentido, a intuição. Agora que você já sabe que os Arquétipos influenciam as nossas emoções e que eles podem ser ativados por meio dos 6 sentidos que possuímos, fica muito claro que, se utilizarmos o Arquétipo certo, podemos:

  • influenciar nossos funcionários a se sentirem bem no trabalho e serem mais produtivos;

  • influenciar nossos consumidores a adquirirem nossos produtos;

  • influenciar a nós mesmos para que tomemos atitudes de sucesso.

E isso é realmente verdade! Isso acontece e é usado constantemente por grandes empresas em suas publicidades e propagandas com mensagens subliminares, nas cores dos estabelecimentos, nas músicas tocadas, nos símbolos das marcas, no cheiro utilizado em determinados tipos de loja, enfim, tudo isso para induzir determinadas emoções em nós.

Quando utilizados de forma sábia, os Arquétipos têm o poder de transformar as emoções humanas de uma forma grandiosa.

Conexão e Identificação

O poder dos Arquétipos está ligado a nossa conexão com as histórias. Se, como empresa, não tivermos uma personalidade com a qual o nosso público tenha afinidade e se não contarmos uma boa história, nossa mensagem se perde no meio das milhares de informações que a gente recebe o tempo todo. O ser humano precisa se identificar emocionalmente com uma história para que a vida tenha sentido, para que tenha o sentimento de pertencimento a um determinado grupo, ou seja, a um determinado Arquétipo.

Só que não é qualquer Arquétipo que vai gerar os resultados que você deseja.

Então não adianta simplesmente pegar uma águia e colocar em todo lugar só porque você leu que a águia é um Arquétipo poderoso. Não é em todas ocasiões que ela será um Arquétipo forte. Não existe um Arquétipo ideal para todo mundo, cada caso é um caso. É necessário que seja feita uma análise profunda do seu negócio: quem é você? Quem é a sua empresa? Qual produto você vende? Qual é seu mercado de atuação? Qual público você quer atingir? De que maneira você quer atingir esse público?

Ou seja, é necessária toda uma análise que somente um profissional especializado em Arquétipos pode fazer.

Porque da mesma forma que usando o Arquétipo certo sua empresa pode voar, usando o Arquétipo errado sua empresa pode ir por água abaixo. Arquétipos são energias muito poderosas, não é uma brincadeira.

É muito importante ponderar que o que faz o sucesso de uma empresa não é só o Arquétipo, mas a qualidade do seu produto ou serviço, o seu atendimento, a sua relação com os funcionários e clientes. Os Arquétipos são um dos fatores ocultos dentro da complexidade de um negócio de sucesso.

E para que seja feito o uso correto dessas forças poderosas que são os Arquétipos no seu negócio, desenvolvemos o Design Arquetípico.

O Design Arquetípico é a aplicação do nosso conhecimento de símbolos e Arquétipos aos negócios. É o desenvolvimento do principal símbolo? da empresa, com embasamento arquetípico e amplo conhecimento de design.

Design Arquetípico

Então a resposta para a pergunta “Qual é o Arquétipo ideal para os negócios?” é: DEPENDE.

Depende de todos esses fatores comentados ao longo do texto. Se quiser saber mais sobre o Design Arquetípico e sobre a aplicação de símbolos e arquétipos ao seu negócio entre em contato com a gente através do link abaixo:

(link para solicitar Design Arquetípico)

Não deixe de comentar se você já prestou atenção se o Arquétipo que você está utilizando em sua empresa é o mais adequado. E não deixe de fazer o seu Mapa Arquetípico também, assim você terá um conhecimento maior sobre seus pontos fortes e como trabalhar os seus pontos fracos.

Se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.

Se quiser fazer seu Mapa Arquetípico, acesse o link: https://www.artetipos.com/euqueroomapaarquetipico

Abraços fraternos,

Lucca Ferronatto.

Faça um comentário

Clique aqui para fazer um comentário