Programa qualifica pessoas para o setor produtivo, estimulando a inovação; inscrições podem ser feitas até 23 de agosto ou enquanto houver vagas
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF), em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai), lançaram, nesta terça-feira (23), 834 vagas para cursos gratuitos de qualificação e de aperfeiçoamento profissional por meio do DF Inova Tech.
O objetivo do programa é qualificar pessoas para o setor produtivo, estimulando a inovação. Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2022–2025 – publicado em 2022 pelo Observatório Nacional da Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) -, será necessário formar 100.922 profissionais no Distrito Federal até 2025, seja para repor inativos, seja para ocupar novas vagas. Desse total, 20.844 trabalhadores devem atuar na área de tecnologia da informação.
As vagas do novo edital do DF Inova Tech são destinadas a pessoas de baixa renda, estudantes do ensino médio, trabalhadores em geral e pessoas desempregadas. São 486 oportunidades em cursos de qualificação e 348 em cursos de aperfeiçoamento.
7.478
Número de certificados entregues pelo DF Inova Tech desde 2020
A qualificação profissional visa inserir o aluno no mercado de trabalho ou permitir uma recolocação. Já o aperfeiçoamento aposta na ampliação e na atualização de competências. Nas duas modalidades, os concluintes recebem certificado do Senai.
Neste edital, dois cursos são inéditos, ambos na modalidade de aperfeiçoamento: Google Cloud – Cloud Cybersecurity e Implementação de Dashboards em Power BI. Outras opções são Programação em Python e Microsoft Azure – Introdução à Inteligência Artificial, além de outras sete formações.
Há cursos nos turnos matutino, vespertino e noturno. As aulas serão ministradas nas escolas do Senai no Gama, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), em Taguatinga e no Instituto Sesi/Senai de Tecnologias Educacionais, localizado no Setor Bancário Norte, no Plano Piloto.
Inscrição
Para se inscrever, acesse o site do Senai. As inscrições ficarão abertas até 23 de agosto ou enquanto houver vagas. A classificação obedecerá aos critérios de ordem de inscrição descritos no edital e à quantidade de vagas por curso. Cada pessoa só pode fazer um curso do DF Inova Tech por vez.
Quando as turmas atingirem a quantidade mínima de alunos, o Senai convocará os classificados por e-mail ou por telefone para fazerem a matrícula. O prazo para comparecer à escola em que o curso será ministrado com os documentos exigidos é de até dois dias úteis após a convocação. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21 horas. Menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal. O não comparecimento acarretará a perda automática da vaga.
DF Inova Tech
Em 2019, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e a FAPDF assinaram um convênio com o Senai para qualificar pessoas para o setor produtivo, estimulando a inovação, principalmente nas áreas voltadas à indústria 4.0. Desde 2020, foram entregues 7.478 certificados. Atualmente, 415 alunos cursam capacitações no programa DF Inova Tech.
*Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação