A partir de 14 de novembro, mais 203 linhas de ônibus no Distrito Federal não aceitam mais pagamento em dinheiro. Ao todo, 636 linhas passam a contar com pagamento 100% digital, o que representa 68% do total do sistema, que possui 933 linhas.
Confira aqui todas as 203 linhas que param de aceitar o pagamento em dinheiro.
Veja abaixo a quantidade de linhas em cada empresa:
- Piracicabana: 46
- Pioneira: 41
- Urbi: 41
- Marechal: 33
- BsBus: 42
O pagamento da passagem pode ser feito com:
- Cartões bancários (débito ou crédito)
- Cartões de transporte (Mobilidade e Vale-Transporte)
- Bilhete avulso (QR Code)
- Cartões de gratuidades (Estudantil, PCDs e Sênior)
O sistema de pagamento de passagens 100% eletrônico teve início em 1º de julho, com 52 linhas (5,65% do total). Foram 10 da Piracicabana, 15 da Pioneira, 10 da Urbi, 10 da Marechal e 10 da BsBus.
A previsão é que até o fim do ano todas as linhas deixem de trabalhar com dinheiro, diz o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Como fazer o Cartão Mobilidade❓
O Cartão Mobilidade é pessoal e intransferível, ou seja, só o dono pode usá-lo. O intervalo entre os embarques deve ser de no mínimo um minuto, e o deslocamento deve ser realizado em um único sentido, ida ou volta.
Quem utiliza o aplicativo BRB Mobilidade também pode adquirir créditos de transporte com o pagamento via Pix no próprio app. É possível solicitar o serviço pelo site ou presencialmente em um dos postos do Banco de Brasília – BRB Mobilidade.
Passo a passo para pedir o Cartão Mobilidade pelo site:
- Acesse o site BRB Mobilidade
- Clique na opção “cadastre-se”
- Insira o seu CPF e, a seguir o seu e-mail e login
- Você receberá um e-mail com os dados de acesso à plataforma
Após realizar o cadastro digitalmente, você precisa se deslocar a um posto apenas para retirar o cartão (confira aqui os endereços).