Motociclista leva tapa de PM durante abordagem no DF.
Um policial militar deu um tapa no rosto de um motociclista durante uma abordagem (veja vídeo acima). O caso aconteceu na manhã deste sábado (23), na Estrutural, no Distrito Federal.
O motociclista, de 21 anos, disse para a TV Globo que, por não possuir licenciamento, os policiais informaram que ele receberia uma multa e que a moto seria apreendida. A agressão aconteceu após o motociclista questionar qual multa seria aplicada e para onde a moto seria levada.
Depois que os policiais foram embora, o motociclista procurou a 8° Delegacia de Polícia para registrar um boletim de ocorrência, mas afirmou que os policiais civis se recusaram a fazer o registro e orientaram que ele procurasse a Corregedoria da Polícia Militar.
“Meu psicológico está abalado. […] Eu espero que a justiça seja feita”, afirma o motociclista.
Em nota, a Polícia Militar diz que vai apurar os fatos através de procedimento disciplinar. Já a Polícia Civil afirma que as delegacias têm a obrigação de registrar as demandas dos cidadãos, salvo nos casos que não configuram registro de ocorrência. Nesses casos, o policial deve informar o motivo do não registro (veja íntegras ao fim da reportagem).
Como foi a abordagem
Na manhã deste sábado (23), o rapaz de 21 anos foi até uma oficina com sua moto para arrumar o retrovisor. Chegando no local, ele viu que a loja estava fechada e pegou o caminho de volta, momento em que foi abordado por dois policiais militares.
Ele disse que os policiais pediram sua documentação, mas que comprou a moto recentemente e que ela estava sem licenciamento. De acordo com ele, os policiais informaram que aplicariam uma multa e que a moto ser apreendida, mas não disseram para onde ela seria levada.
O motociclista então pediu mais informações e questionou qual multa seria aplicada e para onde a moto seria levada. Nesse momento, um policial deu um tapa no rosto dele. Após a agressão, um policial subiu na moto sem capacete e levou o veículo.
Ele afirma que após o caso passou a ser ofendido nas ruas e que ficou com o psicológico abalado (veja vídeo acima).
Policial Militar levou moto após abordagem. — Foto: TV Globo
O que diz a Polícia Militar
“A PMDF comunica que vai apurar os fatos através de procedimento disciplinar e reitera que não coaduna com desvios de conduta de seus integrantes.”
O que diz a Polícia Civil
“A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) reforça que todas as delegacias têm a obrigação de registrar as demandas apresentadas pelos cidadãos, salvo nos casos que não configuram registro de ocorrência, como em questões cíveis. Nesses casos, é dever do policial esclarecer ao cidadão os motivos do não registro e orientá-lo sobre as providências cabíveis e os órgãos responsáveis.
Destacamos ainda que o registro de ocorrências pode ser realizado de forma optativa pela Delegacia Eletrônica.
Em caso de atendimento inadequado, o cidadão pode formalizar reclamação junto à Ouvidoria pelos canais disponíveis.”