Cidade Tecnologia
Modelo de governança mira mais suporte tecnológico e integração digital e menos burocracia | Foto: Fabiano Neves / Secretaria de Economia

Um total de 300 serviços digitais do GDF já foram catalogados e estarão disponíveis na ferramenta única do Gov.br

AGÊNCIA BRASÍLIA *
Modelo de governança mira mais suporte tecnológico e integração digital e menos burocracia | Foto: Fabiano Neves / Secretaria de Economia

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta terça-feira (4/2), que os serviços digitais oferecidos por seus órgãos estarão disponíveis no portal Gov.br, disponibilizado pelo Governo Federal. A medida faz parte da política de transformação digital do governo e foi apresentada pela Secretaria de Economia (Seec) e pelo Ministério da Economia, no Salão Nobre do Palácio do Buriti, aos secretários de estado, dirigentes de empresas e autarquias do DF.

Um total de 300 serviços digitais do GDF já foram catalogados e estarão disponíveis na plataforma única do Gov.br a partir do segundo semestre. “O objetivo é modernizar o Estado, agilizar atendimentos e promover entregas à sociedade”, explicou o secretário de Economia André Clemente.

“O objetivo é modernizar o Estado, agilizar atendimentos e promover entregas à sociedade”André Economia, secretário de Economia

De acordo com o secretário, a iniciativa é uma ação estruturante do governo que busca aumentar a eficiência dos serviços públicos e reduzir custos. “Com essa inovação, estamos melhorando o que ainda não está bom e integrando nossos serviços em uma plataforma única”, resumiu.

Durante o evento, o secretário também destacou os diversos serviços digitais que já são ofertados pela Secretaria de Economia – emissão do IPVA e do IPTU, consulta de débitos, marcação de consultas, agendamentos do Na Hora (Agenda DF), entre outros.

A apresentação do Gov.br foi feita pelo representante do Ministério da Economia, Fabiano Lima. Ele destacou que o Gov.br foi construído em três eixos: transformação de serviços, transformação digital e unificação de canais. A intenção é que o cidadão possa encontrar, em um único local, serviços das esferas federal, estadual e municipal.

Governança digital

O Portal de Serviços do Governo Federal reúne mais de 3,3 mil serviços ofertados por diversos órgãos e entidades da administração pública federal, por meio de um único acesso digital. Não há necessidade de efetuar novos cadastros ou decorar diversas senhas.

Em 11 de novembro, o governador Ibaneis Rocha editou o Decreto nº 40.253/2019, que instituiu a Política de Governança Digital do DF. Em seguida, no dia 26 de novembro, inspirado na experiência exitosa do governo federal para regulação dos serviços públicos disponibilizados em meio digital, o GDF aderiu à Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br).

Leia também

Oficina aborda sistema de gestão de contratos na era digital

A Política de Governança Digital do DF tem três grandes objetivos: criar suporte tecnológico necessário para uma comunicação eficaz no atendimento às demandas de serviços públicos pelos cidadãos; eliminar a burocracia para que os empreendedores invistam aqui, gerando emprego e renda; e promover a integração digital dentro do próprio governo, para que seja oferecida uma experiência cada vez melhor na prestação de serviços públicos.

De acordo com o Decreto nº 40.253/2019, caberá à Seec editar a Estratégia de Governança Digital da administração pública distrital. Tal documento definirá objetivos estratégicos, metas, indicadores e iniciativas da Política de Governança Digital, bem como norteará programas, projetos, serviços, sistemas e atividades a ela relacionados.

 

* Com informações da Secretaria de Economia