Economia

A Ford vai embora, a Audi, a Sony…

Por -Ataíde Santos

Aí o Brasil “estupefato” vê a Ford, com mais de um século no país arrumar as malas e ir embora… pra Argentina.

-A culpa é de  quem ? Pergunta alguém

-Da própria Ford que não soube se autoadministrar no país  – responde outro.

-A culpa é do Bolsonaro; Até agora já são 15 milhões desempregados e ele não faz nada.  —    Mas,  um  grupo à parte brada:

– A culpa é do coronavírus, da pandemia…”

As opiniões são distintas, múltiplas  e numerosas. Mas muito maior é o número de desempregados no país, com viés de alta,  diga-se passagem.

Fico falando  com  meus botões: Quem terá razão?  Não quero ser injusto, Já  vejo diariamente infindáveis injustiças praticadas por quem tem por dever de ofício compromisso com a justiça. Mas as vejo também em pessoas que não tem qualquer  vínculos com a nobre senhora. Eu, sinceramente,  não tenho talento para engrossar esse elenco de “pseudos-juízes”. Se os togados são como são, imagine os não togados…

Sem qualquer conclusão, buscava mais informações sobre o caso quando o meu amigo Luiz – gente boa, sergipano de marca maior, me manda um “zap” me perguntando:

-O que tu acha disso? Tamo lascado ou não?  -As perguntas vieram seguidas pelos links que  transcrevi abaixo.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/audi-prestes-a-encerrar-atividades-no-pais-bomba-nas-redes-apos-fuga-da-ford/

https://oglobo.globo.com/economia/mercedes-benz-fecha-fabrica-em-sao-paulo-encerra-producao-de-automoveis-no-brasil-24801200

https://congressoemfoco.uol.com.br/economia/banco-do-brasil-pdv-fechamento/

https://www.istoedinheiro.com.br/fabrica-da-troller-no-ceara-encerrara-as-atividades-com-470-funcionarios/

https://mundoconectado.com.br/amp/noticias/v/15449/sony-vai-fechar-fabrica-em-manaus-e-deixara-de-vender-varios-produtos-no-brasil-em-2021

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/01/11/ford-fecha-fabricas-e-encerra-producao-no-brasil-em-2021.ghtml

As leituras foram feitas, mas ainda estou em dúvida quanto a resposta  ao Luiz. Vou esperar mais um pouco, uma semana ou  ou duas é tempo quase que suficiente pra minha resposta ficar melhor embasada. Até porque  se responder agora, direi: Sim, estamos lascados. Mas se esperar  mais quinze dias  responderei: Tamo lascado e meio. Agora se só der a resposta após a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado, minha resposta mais sincera será : Tamo fudido.

N.B – Enquanto editava este posto, chegou a notícia que a  rede Forever 21, ícone da fast fashion (moda rápida) no mundo, está fechando 11 de suas lojas no Brasil.

Publicidade