Cidade Economia Saúde Sociedade

Bares e restaurantes em vários pontos do DF lotam na noite dessa quarta

Foto -HUGO BARRETO/METRÓPOLES
 
 

Muitos estabelecimentos ficaram cheios. Mesmo com empresários tentando manter o distanciamento, houve aglomeração

 

Após tímido movimento de clientes na hora do almoço e no happy hour, depois de quatro meses de portas fechadas, bares e restaurantes do Distrito Federal ficaram lotados na noite dessa quarta-feira (15/7).

Depois das 21h, muitos estabelecimentos do Sudoeste, da Asa Norte e de Taguatinga estavam com mesas e cadeiras ocupadas. Para cumprir decreto governamental, os empresários liberaram somente 50% dos salões, uma medida a fim de fazer valer o distanciamento de pelo menos 2 metros entre as pessoas.

No Sudoeste, por volta de 21h15, o bar Abençoado estava cheio. Muitos clientes eram atendidos em mesas dispostas na calçada. Em uma delas, oito pessoas conversavam sem máscaras.

Um homem que se identificou como gerente do Abençoado informou à reportagem que “tomou todas medidas necessárias para garantir o distanciamento entre as pessoas” e que também treinou funcionários no sentido de orientar clientes sobre os riscos de abraços e apertos de mão. Ele não quis se identificar.

Veja um vídeo do local:

Veja fotos do bar Abençoado, no Sudoeste:

Também no Sudoeste, o Fausto & Manoel estava cheio por volta de 21h30, mas, na hora em que a reportagem esteve no local, todos respeitavam o distanciamento. Muitos, no entanto, estavam sem máscara ou usando-a no pescoço.

Veja fotos do Fausto & Manoel

Em Taguatinga, no bar Pontão do Pistão Sul, brasilienses pareciam não se importar com as medidas sanitárias. Aglomerados, excedendo o limite de pessoas por mesa e desrespeitando o uso obrigatório da máscara de proteção, clientes comemoravam a reabertura do local em clima de festa e música alta.

No Chopp Delivery, perto dali, também era possível observar muitas pessoas próximas umas das outras. Poucas usavam máscaras de proteção.

Veja fotos de bares no Pistão Sul, em Taguatinga:

Veja vídeos de bares lotados no Pistão Sul:

No Vale da Lua, na 408 da Asa Norte, das 70 mesas que cabem no local, apenas seis tinham sido abertas. Segundo o gerente do bar, Adriano Amorim da Silva, essa será sempre a lotação máxima da noite, pois a operação dessa quarta-feira (15/7) seria um teste para a equipe.

“Abrimos hoje, mas ainda com insegurança, pois não sabemos se amanhã vão fechar tudo de novo”, observou.

Na 410 Norte, a cena era diferente. No Fausto & Manoel, os clientes ocuparam quase todas as mesas disponíveis. Cada espaço tinha marcações feitas com fitas vermelhas, uma medida para garantir a distância de 2 metros entre clientes.

“Mudamos tudo, fizemos medição, limpeza a cada hora. Tudo que foi pedido nós fizemos. E estamos com apenas 50% das mesas no salão”, explicou Admilson Cavalcante, gerente do bar.

O tradicional Beirute, que fica na quadra 109 da Asa Sul, ficou praticamente vazio a noite toda. O mesmo ocorreu no Piauí, na 402 Sul, que costuma atrair jovens universitários.

No Noroeste, a movimentação nos bares foi tímida durante a noite. Concentração maior só no comércio da CNLW 10, onde torcedores do Flamengo e Fluminense acompanharam a final do Campeonato Carioca.

Veja fotos de bares no Noroeste:

Águas Claras

Em Águas Claras, a baixa movimentação surpreendeu os comerciantes. Entre os estabelecimentos que reabriram, o Ursobeer comemorou o retorno das atividades. A pouca clientela, contudo, surpreendeu o proprietário.

“Estávamos respirando por aparelhos, essa reabertura nos deu um fôlego. Mas se continuar nesse ritmo, não faz sentido mantermos a operação”, disse Arlindo Eduardo.

PUBLICIDADE

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com