Política

Bolsonaro violou lei eleitoral ao omitir posse de comitê de campanha em Belo Horizonte

(Foto: Reuters | Reprodução/Twitter)

Jair Bolsonaro omitiu à Justiça Eleitoral informação relevante sobre o uso de imóvel em Belo Horizonte em sua campanha à Presidência da República em 2018, cometendo assim violação da lei

Jair Bolsonaro cometeu violação da lei eleitoral ao omitir da justiça informação sobre uso de comitê eleitoral na campanha eleitoral de 2018. Trata-se do que era considerado o Quartel-General da campanha eleitoral de Jair Bolsonaro em Belo Horizonte, um imóvel de 3.500 metros quadrados na principal artéria da Pampulha, a avenida Antonio Carlos, informam os jornalistas Rubens Valente e Fernanda Canofre, em reportagem na Folha de S.Paulo.

Porém, nenhum gasto ou cessão do imóvel foram declarados à Justiça Eleitoral nem pela campanha de Bolsonaro nem pela dos aliados, o que contraria a lei eleitoral, segundo três especialistas ouvidos pelo jornal.

Um documento da Prefeitura de BH mostra que o imóvel pertence a uma empresa, a concessionária de veículos Brasvel. Um dos donos, Eduardo Brasil, confirmou à reportagem que o imóvel foi “cedido” a um grupo de bolsonaristas. Mas desde 2015 as doações de empresas para campanhas eleitorais são proibidas, o que mostra que Bolsonaro violou a lei.

Desde que foi eleito, Bolsonaro se vangloria de a sua campanha ter desembolsado apenas R$ 2 milhões no país. Assim, só o valor não declarado do imóvel da capital mineira representa mais de 8% de todo o gasto oficial da campanha de Bolsonaro.

Trata-se de mais uma grave irregularidade cometida pela campanha de Bolsonaro. No mês passado, a Folha também revelou que ao menos R$ 420 mil (parte dele, dinheiro público do fundo eleitoral) foram usados para a confecção de 10,8 milhões de santinhos, adesivos, panfletos e outros materiais, isoladamente ou em conjunto com outros candidatos do PSL, sem que tivesse sido declarado pela campanha de Bolsonaro.

William De Lucca

@delucca

Foi esse espaço de campanha que Bolsonaro escondeu de sua prestação de contas, o que configura crime eleitoral. https://twitter.com/GentilMarcos1/status/1051194833052798977 

Gentil Marcos@GentilMarcos1

Adesivando a viatura no QG Bolsonaro em BH. Podem ir que adesivam na hora !! Av. Antônio Carlos, 4.303. @jairbolsonaro @BolsonaroSP @CarlosBolsonaro

Ver imagem no Twitter
Ver imagem no Twitter
Ver imagem no Twitter
Ver imagem no Twitter
76 pessoas estão falando sobre isso

PUBLICIDADE

Posts