Meio Ambiente Sociedade

Brasília marca presença no maior evento sobre regulação do país

Encontro vai discutir, a partir desta quarta (10), temas essenciais para a vida dos cidadãos, como saneamento básico, mobilidade e inovação

AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: CHICO NETO

De quarta (10) a sexta (12), o papel da regulação e o desenvolvimento sustentável do Brasil será discutido em Foz do Iguaçu (PR). O XII Congresso Brasileiro de Regulação vai reunir especialistas no maior evento sobre temas regulatórios do país, que contará com a participação da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

Em modalidade presencial, o encontro, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), será realizado junto com a 6ª ExpoAbar. Representantes da Adasa apresentarão artigos em sessões técnicas e participarão de mesas-redondas e painéis das áreas de saneamento básico, recursos hídricos e saúde e assuntos jurídicos e institucionais, governança e controle social.

“São três dias de compartilhamento de práticas que contribuem para o avanço e a consolidação da atividade regulatória em todo o Brasil”

                 Raimundo Ribeiro, diretor-presidente da Adasa

A Adasa também fará parte dos debates no âmbito do Encontro dos Entes Reguladores dos Serviços de Saneamento Básico e Recursos Hídricos dos Países Ibero-Americanos e da Comunidade de Língua Portuguesa (Ersan), onde destacará a importância da regulação no setor de gestão de resíduos. Esse evento, que ocorre paralelamente à programação oficial do congresso, é promovido por um conjunto de organizações, entre elas a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (Ersara).

Troca de experiências

Para o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, o intercâmbio de conhecimentos durante o evento permite uma ampla discussão em torno de temas de interesse da sociedade, como saneamento básico, recursos hídricos, saúde, petróleo, gás, transporte, mobilidade e energia. “São três dias de compartilhamento de práticas que contribuem para o avanço e a consolidação da atividade regulatória em todo o Brasil”, resume.

Além das atividades no Congresso da Abar e no Ersan, a Adasa terá um estande na 6ª ExpoAbar, onde divulgará sua atuação nas áreas de gestão de recursos hídricos e regulação dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana no Distrito Federal.

A estimativa é que o evento reúna cerca de mil pessoas, entre representantes de 60 agências reguladoras associadas à Abar, concessionárias, prestadoras de serviços públicos, especialistas em regulação, acadêmicos, membros da sociedade civil e profissionais das áreas de direito, economia, contabilidade e engenharia.

Veja a programação completa do congresso.

*Com informações da Adasa