7 de setembro: Dino alerta para manifestações violentas e GDF monta gabinete de segurança

Flávio Dino (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ministro enviou ao governo do DF vídeos de bolsonaristas fazendo convocações para o feriado: “7 de Setembro de 2023 será gigantesco”, “a responsabilidade é nossa”, “acorda Brasil”

 O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), enviou ofício, segundo o Metrópoles, ao governo do Distrito Federal alertando para possíveis manifestações violentas por parte de bolsonaristas no 7 de setembro em Brasília.

No documento enviado ao governador Ibaneis Rocha e ao secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, o ministro compilou dez vídeos “que tratam de supostas manifestações articuladas e previstas para ocorrer no dia 7 de setembro de 2023”. Dino diz que fazia o alerta “avaliação e [adoção das] providências preventivas necessárias”.

Ibaneis Rocha está em viagem aos Estados Unidos. Coube à vice-governadora, Celina Leão, criar um Gabinete de Mobilização Institucional para elaborar e executar o plano de segurança para o feriado em Brasília. Segundo Leão, foram convidados para participar do grupo, além do GDF, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A primeira reunião da equipe está marcada para ocorrer na segunda-feira (4).

“O governador está em missão, mas discutimos o governo todo dia, juntos. Ibaneis achou prudente criarmos o grupo de trabalho para acompanhar o 7 de Setembro, com vários órgãos e secretarias, além de convites a órgãos federais. A Secretaria de Segurança Pública comandará o grupo técnico-operacional”, comentou Celina.

Nos vídeos enviados por Dino ao governo do DF, e obtidos pelo Metrópoles, bolsonaristas criticam e atacam o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o presidente Lula (PT). Os materiais afirmam que o “7 de Setembro de 2023 será gigantesco” e convocam: “a responsabilidade é nossa”, “acorda Brasil” e “chega de safadeza”.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email