Política

Deputado que assediou Isa Penna pede suspeição de deputados do PSOL no Conselho de Ética

Isa Penna e Fernando Cury (Foto: Montagem/Reprodução)

Em defesa prévia, Fernando Cury diz que não apalpou seio da deputada e pede que seja analisada seu histórica de vida com outras mulheres. “Não estará em julgamento, aqui, o machismo da sociedade brasileira”

Por Plinio Teodoro

O deputado Fernando Cury (Cidadania) que cometeu ato de assédio sexual contra Isa Penna (PSOL) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) entrou com pedido de suspeição de três deputados do PSOL que participam do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da casa, que julgará o caso.

Carlos Giannazi, que é um dos nove titulares do Conselho, já afirmou que vai ceder a cadeira para a suplente, Erica Malunguinho. A defesa de Cury pede a suspeição dos dois e ainda de Monica Seixas, que poderia substituí-los caso sejam declarados suspeitos para analisar o caso.

Advogados de Cury alegam que pessoas interessadas no desfecho a favor de Isa Penna, “por pertencer ao mesmo partido político”, não podem avaliar o caso.

Defesa
Na sua defesa, apresentada na noite desta segunda-feira pelo advogado Roberto Delmanto Júnior, Cury nega que tenha havido toque no seio de Isa Penna e que não teve intenção de assediar ou importunar sexualmente, que não houve “maldade”, “má-fé”, “conotação sexual” ou desrespeito a Isa “em sua condição de mulher e de parlamentar” no que chama de “rápido e superficial abraço”.

Para provar sua idoneidade e que nunca teve histórico machista, Cury pede que sejam ouvidas oito testemunhas mulheres que conviveram com ele ao longo de sua vida.

A peça pede que os deputados membros do conselho analisem não exclusivamente “o aspecto objetivo das imagens, mas também, e sobretudo, o aspecto subjetivo da conduta” do deputado, reiterando que ele nunca foi machista, nunco foi acusado de assédio e sempre respeitou as mulheres em sua vida.

“Não estará em julgamento, aqui, o machismo da sociedade brasileira”, diz o documento de defesa de Cury.