Cultura

Músicas para descobrir em casa – ‘Pernambucobucolismo’ (Marisa Monte e Rodrigo Campello, 2006) com Marisa Monte

Leo Aversa / Divulgação

♪ Foi durante passagem de turnê de Marisa Monte pelo estado de Pernambuco que a cantora e compositora carioca teve a inspiração para compor Pernambucobucolismo, primeira e única parceria da artista com o produtor musical e compositor Rodrigo Campello.

Por Mauro Ferreira

A música Pernambucobucolismo veio ao mundo no início dos anos 1990. Mas somente chegou ao público em março de 2006, mês em que Marisa lançou dois álbuns simultâneos, Infinito particular e Universo ao meu redor. Este era um disco voltado para o samba. Já Infinito particular era um disco de canções, de sonoridade tão pop quanto sofisticada.

Foi nesse álbum de canções – produzido por Marisa Monte com Alê Siqueira – que a música Pernambucobucolismo apareceu, na décima das 13 faixas do CD, em gravação feita somente com a percussão de Dadi Carvalho e com a pulsação do baixo tocado pela própria Marisa. O arranjo da música se afinou com a atmosfera contemplativa, introspectiva e quase etérea desse álbum de tom globalizado.

Pernambucobucolismo passou (quase) despercebida entre as 27 músicas apresentadas por Marisa nos dois discos simultâneos. Ouvidos atentos, contudo, sabem que se trata de uma das boas canções da artista.

Talvez por destoar do palatável padrão pop da produção autoral da compositora, a música Pernambucobucolismo nunca foi regravada. Além do registro original de 2006, há somente uma gravação ao vivo captada no show Universo particular (2006) e incluída no CD ao vivo editado em 2008 como bônus do DVD Infinito ao meu redor.

♪ Ficha técnica da Música para descobrir em casa 34 :

Título: Pernambucobucolismo

Compositores: Marisa Monte e Rodrigo Campello

Intérprete original: Marisa Monte

Álbum da gravação original: Infinito particular

Ano da gravação original: 2006

Regravações que merecem menções: a de Marisa Monte no CD ao vivo editado juntamente com o DVD Infinito ao meu redor (2008).

♪ Eis a letra da música Pernambucobucolismo :

“Eu vou fazer

Um movimento, amor

Uma canção pra inventar o nosso amor

Eu vou fazer

Uma revolução

Eu vou pra Londres, vou pra longe

Sei que vou

Onde luar

Não há igual aqui

Igual aqui não há

Outro lugar

Eu sinto bucolismo

Eu sinto bucolismo

Pernambucobucolismo

Pernambucobucolismo

Pernambucobucolismo”