Internacional Mídia

Para chineses mídia ocidental não tem mais tanta  credibilidade

 

 

Segundo o The Diplomat a existe um crise de confiança entre mídia estrangeira  e a China.   Os ocidentais perderam boa parte de sua credibilidade com a população daquele país conforme consta em artigo recentemente publicado na revista americana .

Afirma a matéria que “Aos olhos de alguns chineses, a mídia estrangeira pode parecer independente, mas na verdade é controlada – se não por seus governos, então por seus dirigentes financeiros, que em última instância também servem aos interesses estrangeiros e são igualmente hostis com a China”, diz  Mu Chunshan, jornalista de Beijing autor do texto.

Continua o jornalista: “Isto levou muitos chineses a concluírem que as reportagens da mídia estrangeira sobre a China basicamente denigrem o país”. E mais adiante  “De fato, não adianta que, ocasionalmente, as reportagens da mídia estrangeira sobre os assuntos da China contenham erros evidentes”.

Chunshan  sugere que doravante a mídia estrangeira  noticie melhor a China no futuro, lembrando-os que  devem “tomar mais cuidado para se manterem leais às práticas jornalísticas básicas” e “relatar mais sobre o que o povo chinês comum pensa, evitando tratar as vozes minoritárias como a corrente dominante”.