Ciência Saúde

Para que servem os principais óleos essenciais

 
 

Os óleos essenciais que tem sido usado há milênios, principalmente na Índia, atravessou o tempo e é hoje aceita mundialmente como medicina complementar.

Seus usos vão desde o combate de dores de cabeça à eliminação de fungos e bactérias. Vejam os  mais usados e suas principais indicações.

Lavanda

Use-o: Para dormir melhor. Pesquisa mostra que a lavanda pode ajudar as pessoas a dormirem melhor e acordarem mais revigoradas. E, de acordo com a Fundação Nacional do Sono, a lavanda demonstrou reduzir a ansiedade, dando um breque em noites em que pensamentos agitados o mantém acordado.
Benefícios extras: a lavanda está associada a menor pressão sanguínea, batimentos cardíacos e temperatura da pele.

 Sálvia

Use-o: Para reduzir a pressão sanguínea. Em um estudo de julho de 2013, as mulheres que sentiram cheiro de sálvia apresentaram redução da pressão arterial e das taxas de respiração. Elas também foram capazes de relaxar durante um exame médico estressante.
Benefícios extras: pode ajudar com memória e atenção.

Hortelã-pimenta

Use-o: Para acordar. Pesquisas mostram que respirar hortelã-pimenta pode fazer as pessoas se sentirem mais alertas e melhorar sua memória.
Benefícios extras: pode reduzir a fadiga e os desejos de chocolate.

 Laranja

Use-o: Para diminuir a ansiedade. Um estudo descobriu que as mulheres que cheiravam esse óleo essencial durante o trabalho de parto ficavam menos ansiosas e mais relaxadas.
Benefícios extras: ele pode ajudar com o Estresse Pós-Traumático, de acordo com um estudo.

Alecrim

Use-o: Para melhorar a capacidade cerebral. Respirar alecrim pode melhorar a velocidade e a precisão durante tarefas mentais exigentes, segundo um estudo de 2012. Outra pesquisa constatou que seu perfume deixou as pessoas se sentindo revigoradas e mentalmente estimuladas.
Benefícios extras: pode ajudar a aumentar a energia e reduzir a fadiga.

Canela

Use-o: Para aumentar o foco. Pode alimentar a área do cérebro que governa o estado de alerta. Por exemplo, a pesquisa descobriu que os motoristas estavam mais concentrados e menos perturbados depois de respirar os aromas de óleo de canela.
Benefícios extras:  aumenta a concentração e reduz a frustração.

Limão

Use-o: Para melhorar o humor. Quando a vida lhe der limões, cheire! Pesquisas mostram que o óleo da casca da fruta pode melhorar o humor. Em um estudo publicado na Psychoneuroendocrinology em 2008, por exemplo, os pesquisadores descobriram que a inalação do aroma do óleo essencial de limão era mais eficaz na melhoria do humor do que a aromaterapia envolvendo o uso de óleo essencial de lavanda.
Benefícios extras: pode aliviar a ansiedade e o estresse.

 Eucalipto

Use-o: Para seu nariz parar de escorrer. Combater o congestionamento com óleo de eucalipto. Esse óleo essencial reage com as mucosas, reduzindo o muco. Mas lembre-se: o óleo de eucalipto é forte, então você só precisa de uma ou duas gotas.
Benefícios extras: promove a clareza mental e alivia dores de cabeça para algumas pessoas.

Bergamota

Use-o: para atingir o relaxamento máximo. Em um estudo, as mulheres que inalaram bergamota apresentaram níveis mais baixos de saliva cortisol (também conhecido como hormônio do estresse). O perfume também ajudou os pacientes em um centro de tratamento de saúde mental a se sentirem mais positivos, de acordo com um estudo de 2017.
Benefícios extras: pode melhorar seu humor.

Capim-limão

Use-o: Para reduzir a preocupação. As pessoas de um estudo que foram expostas ao óleo essencial de capim-limão imediatamente viram o nível de ansiedade e tensão diminuir. Se recuperaram mais rapidamente de uma situação indutora de estresse em comparação com aqueles que não inalaram o perfume.
Benefícios extras: ajuda a manter os insetos afastados.

Ylang Ylang

Use-o: Para relaxar. Um estudo descobriu que as pessoas tinham uma frequência cardíaca e pressão arterial mais baixas após o uso do ylang ylang.
Benefícios extras: pode aliviar inflamações.

 Sândalo

Use-o: Para melhorar o seu humor. A pesquisa descobriu que o sândalo pode ajudar a melhorar os sintomas depressivos nas pessoas durante uma massagem.
Benefícios extras: pode ajudar a melhorar o foco.

Camomila

Use-o: Para dormir melhor. Foi descoberto que a camomila romana para ajuda as pessoas a dormirem melhor quando aplicada durante uma massagem.
Benefícios extras: acalma os nervos.

 Jasmim

Use-o: Para melhorar seu humor. As pessoas que foram expostas ao jasmim em um estudo relataram sentir-se mais positivas e otimistas depois.
Benefícios extras: pode ter um efeito afrodisíaco.

Toranja

Use-o: Para relaxar. Um estudo em ratos descobriu que o óleo essencial de toranja ajudou a baixar a pressão arterial. A teoria é que o limoneno, o ingrediente ativo do óleo de toranja, faz esse truque.
Benefícios extras: pode ajudar a equilibrar seu humor.

Fonte – womens health brasil*

*Com adaptações

PUBLICIDADE

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com