Holístico

Qual Orixá regente de 2020?

 
 

 

POR EQUIPE HORÓSCOPO VIRTUAL

O Réveillon é uma data extremamente importante para a sociedade, afinal de contas, simboliza algo muito especial em nossa cultura. Mais do que simplesmente marcar o final de um ano e o início de outro, essa comemoração também possui um significado pessoal para cada indivíduo e para diferentes tipos de grupos sociais.

Essa data tão importante também diz respeito, por exemplo, a um novo ciclo na vida de todas as pessoas. Assim, todos são capazes de renovar os seus espíritos e energias, criar novos objetivos e correr atrás de tudo aquilo que lhes faz bem, focando no futuro e deixando a negatividade para trás, ou seja, no passado.

Pergunte ao Tarot dos orixás

Deste modo, algumas tradições são criadas e celebradas no início desse novo ciclo. É comum, por exemplo, que as pessoas pulem sete ondas no mar, preparem oferendas, vistam branco – ou qualquer outra cor que represente aquilo que eles procuram para o próximo ano –, comam algum tipo específico de comida, e muito mais. Nesse cenário, os Orixás também possuem um papel bastante importante!

Acredita-se que cada ano possua um Orixá diferente responsável por ele. Dessa forma, podemos explicar as diferentes energias e acontecimentos que ocorrem durante esse período. Não só isso: também somos capazes de entender a melhor forma de agir para garantirmos o nosso bem-estar físico e mental.

É importante, portanto, saber qual é o Orixá regente do próximo ano com o máximo de antecedência possível. Pensando nisso, o Horóscopo Virtual criou um artigo que não só mostra qual é aquele que irá ser responsável por 2020, mas também como ele é representado e as melhores formas para agradá-lo. Inicie essa nova década com o pé direito. Saiba como fazer isso agora mesmo!

O que são Orixás?

Figuras extremamente importantes para todas as religiões que possuem origem africana, os Orixás são conhecidos como santos. Esses personagens, que possuem histórias e personalidades próprias, atuam como protetores de todos os fiéis, garantindo o seu bem-estar e realizando diferentes tipos de pedidos e desejos.

Também chamados de “deuses” por algumas pessoas, os Orixás representam os pontos de energia da natureza. Por isso, muitas vezes são relacionados aos quatro elementos: água, fogo, ar e terra. É comum, inclusive, que cada santo seja conectado a um desses elementos de maneira mais intensa.

Além disso, os Orixás podem ser relacionados de forma individual e coletiva com as pessoas. Por meio deles, podemos entender como nos relacionamos com o universo e com a sociedade em geral, e entendemos, também, a sua influência em nossas vidas. Esse conhecimento nos oferece uma relação mais próxima a esses seres, algo bastante benéfico.

É importante ter em mente que existem dois tipos de Orixás: aqueles que viveram na Terra, e aqueles que participaram da criação do mundo.

Xangô: o Orixá de 2020

De acordo com as religiões de matrizes africanas, cada ano é regido por um Orixá diferente. Ao sabermos com qual santo estamos lidando, poderemos entender um pouquinho sobre a dinâmica desse período, sua energia e a melhor forma de agir. Em 2020, estaremos entrando não somente em um novo ano, mas também em uma nova década.

Por isso, é importante estar preparado e garantir um ano de muitas conquistas e positividade, pois é esse período que irá ditar o tom de todos os outros anos até o início da próxima década. Podemos fazer isso ao entendermos um pouquinho mais sobre Xangô, o Orixá que irá reger 2020.

Justiceiro e inteligente, o Orixá em questão viveu na Terra. Isso quer dizer que ele entende perfeitamente a mente dos seres humanos, afinal, foi um. Assim, conectar-se com ele pode ser uma tarefa bastante simples.

Entretanto é importante ter atenção: a forma com que você age não somente com Xangô, mas com todos aqueles ao seu redor, irá ditar a maneira com que a vida em geral irá te tratar. Isso porque esse Orixá acredita que devemos colher aquilo que plantamos, ou seja, no carma. Portanto, se queremos receber coisas boas, devemos ser bons com os outros.

Representado por um machado de duas faces justamente pelo seu caráter justiceiro, Xangô protege, mas também pune. Sempre em busca do equilíbrio, ele também é bastante procurado por todas as pessoas que pretendem triunfar em seus estudos!

Saiba como agradecer a cada Orixá

A influência de Xangô

Com um espírito de liderança muito forte, ele ajuda todas as pessoas a tomarem as melhores decisões possíveis dentro de diferentes contextos e situações. Por isso, influencia nossas vidas em inúmeras áreas. Vamos conhecer as principais:

• Amor: a influência de Xangô em 2020 pode deixar as pessoas um pouco mais emotivas e sentimentais. Embora isso seja bom, é importante prezar pela racionalidade. O equilíbrio é, afinal de contas, algo bastante importante para esse Orixá. Caso contrário, agressividade e impulsividade tomará conta de você, pois esse santo também é conhecido por trazer essas emoções à tona;

• Dinheiro: por reger o ouro, Xangô irá beneficiar a situação financeira, melhorando-a consideravelmente quando a compararmos com a do ano anterior. É possível que a gente se sinta mais aberta a diferentes tipos de negociações, mas devemos sempre pensar bastante antes de fechar um negócio para que o sucesso profissional nos abrace;

• Saúde: por conta das emoções amorosas e financeiras, é possível que a gente deixe a nossa saúde de lado em 2020. Entretanto, é importante que a gente preste bastante atenção à ela, principalmente no que diz respeito ao nosso coração e nossa ansiedade;

• Política: como já pudemos perceber, Xangô odeia qualquer tipo de maldade. Por isso, os políticos que praticam qualquer tipo de atividade ilegal e que vai contra os interesses do povo podem se preparar, pois vai ter que lidar com um carma muito intenso.

Orações e oferendas

É comum que, durante o ano, as pessoas procurem agradar o Orixá que o rege. Isso pode ser feito de diversas formas, mas as principais dizem respeito às orações e oferendas.

Conheça uma oração bastante poderosa e utilizada para se comunicar e fazer pedidos à Xangô:

“Kaô meu pai, Kaô

O senhor que é o rei da justiça,

Faça valer por intermédio de seus doze ministros,

A vontade divina, para que os olhos de meus inimigos não me encontrem.

Empresta-me sua força de guerreiro,

Purifique minha alma na cachoeira.

Se errei, conceda-me a luz do perdão.

Faça de seu peito largo e forte meu escudo,

Para combater a injustiça e a cobiça.

Minha devoção ofereço.

Que seja feita a justiça para todo o sempre

É meu pai e meu defensor,

Conceda-me a graça de receber sua luz

E de receber sua proteção.

Kaô meu pai Xangô, Kaô.”
Em relação às oferendas, no caso de 2020, o Amalá de Xangô é a melhor opção.

Prepará-la é bastante fácil, você irá precisar somente dos seguintes ingredientes: 12 quiabos, 1 litro de mel, azeite de dendê, água, carne de peito, camarão seco e cebola. É importante que no momento de cozinhar esse prato você tenha o auxílio de pessoas influentes dentro dessas religiões, assim não existe nenhum risco de algo sair errado.

Por fim, existem algumas cores que também são relacionadas a esse Orixá. Por conta de sua relação forte com o elemento fogo, Xangô é associado ao vermelho e ao marrom. Assim, também é possível incluir alguns mimos e detalhes com essa coloração nas oferendas.

 

PUBLICIDADE