Holístico

Será que o ho’oponopono funciona mesmo? Vamos te provar que sim!

 

Ho'oponopono funciona

Você também é daquelas que, de primeira, sempre desconfia de terapias não-convencionais? É certo que a sociedade moderna deixou de lado o poder do universo, da natureza e da espiritualidade para apostar na ciência e na tecnologia. Como consequência, nos tornamos pessoas céticas que se perguntam se técnicas alternativas de cura interna dão certo mesmo.

Agora, se você já for adepta às maravilhas que a ciência mística pode oferecer, você encontrará um guia prático de como utilizar as frases de ho’oponopono para aceitação, perdão, cura e gratidão.

Antes de tudo, o que é o ho’oponopono?

Ho'oponopono funciona

No geral, ho’oponopono é conhecida como uma filosofia de cura espiritual que coloca o indivíduo como criador de sua própria realidade. Dessa maneira, sendo a criadora do seu próprio real, você tem o poder de transformá-lo em busca do seu bem-estar e da sua felicidade.

Criada pela xamã havaiana Morrnah Simeona, ho’oponopono foi inicialmente utilizado como um ritual para resolver os problemas da comunidade através do arrependimento e do perdão. Atualmente, ho’oponopono é uma terapia praticada individualmente sem precisar de muito estudo ou de um guia espiritual para te guiar no seu caminho.

Sendo assim, ho’oponopono funciona como um mecanismo de comunicação entre você e sua “divindade interna” (sua alma) para um processo de arrependimento e reconciliação com você mesma.

Essa reconciliação é importante, pois, de acordo com a filosofia havaiana, a maioria dos nossos problemas são frutos de memórias equivocadas do passado que nutrimos. Ou seja, nós estamos sobrecarregadas do passado e ele representa uma carga pesada em nossas vidas.

Dessa maneira, ao tratarmos essas memórias que nos trazem dor e sofrimento, purificamos a alma e nos libertamos do passado. Com isso, ho’oponopono auxilia no nosso desenvolvimento pessoal e espiritual através da relação profunda com o nosso “eu interior”.

É bom saber que ho’oponopono é uma técnica de meditação simples que utiliza uma oração e as 4 frases do mantra:

  • Sinto muito: como consciência de que o que te aflige, seja uma situação ou uma pessoa, é reflexo das suas próprias ações;
  • Me perdoe: por utilizar uma experiência do passado como uma lembrança de dor e sofrimento;
  • Eu te amo: através do amor é possível se transformar. Ao transformar você mesma, você muda o mundo ao seu redor;
  • Sou grata: você mostra a sua gratidão a vida por te dar a oportunidade de trabalhar suas ações negativas e, assim, evoluir.

Como ho’oponopono funciona?

Ho'oponopono funciona

Parece clichê, mas para mim, ho’oponopono funciona como uma cura para o meu medo de relacionamentos amorosos. Isso mesmo: para o amor! Na verdade, a filosofia havaiana me fez perceber que a minha dificuldade de me envolver com as pessoas é consequência de uma memória dolorosa do passado.

Tudo começa com um término e com um sentimento profundo de rejeição. Como consequência, eu reproduzi essa memória do passado não só em matéria de amor, mas em todas as áreas da minha vida, como social e profissional. Desse modo, eu evitava relações profundas por medo de um dia ser rejeitada novamente.

É claro que o resultado disso tudo foi uma realidade, na qual, eu me sentia só numa sala cheia de pessoas. O que eu não sabia era que eu era a criadora desta realidade, portanto, podia transmutá-la caso eu quisesse.

Não é maravilhoso ser capaz de adaptar o seu real conforme a sua vontade? Porém, para realizar tamanha façanha, foi preciso praticar o ho’oponopono como uma filosofia de vida. E garanto que foi mais fácil do que se pode imaginar.

Para mim, foi preciso reconhecer a memória que me trazia sofrimento e pedir perdão por utilizar uma experiência do passado de maneira equivocada. Em seguida, eu demonstrei o meu amor por esta memória, uma vez que ela faz parte de mim, e minha gratidão por ela me ajudar a evoluir. Simples assim!

Com o fortalecimento dos laços com a minha alma e com a superação de memórias dolorosas, eu tive a oportunidade limpar as impurezas internas que me atormentavam. Desse modo, pude moldar a minha realidade de maneira que novos relacionamentos fossem bem-vindos.

Como o ho’oponopono funciona na prática?

As maneiras de aplicação do ho’oponopono são infinitas, no entanto, é importante manter em mente que você não busca uma resposta miraculosa nem uma solução precisa. Na verdade, você deve buscar um meio de escutar sua divindade interior para uma limpeza espiritual da carga negativa que você carrega dentro de você.

Confira abaixo diferentes exemplos de como o ho’oponopono funciona na prática.

Uma dificuldade

Através do ho’oponopono, você reconhece ser a criadora desta dificuldade e, dessa maneira, você não a enfrentará como a sua inimiga. Pelo contrário, você a acolherá como parte da sua vida e, com isso, você demonstrará a sua gratidão por ter a oportunidade de superá-la e evoluir espiritualmente.

Quanto mais profundo você mergulhar no seu interior, mais você se conectará com a sua alma para limpar as memórias que essa dificuldade deixou dentro de você. Além disso, você tem a oportunidade de se preparar para as adversidades do futuro.

Um problema financeiro

Por um acaso, você tem a impressão de que sempre está dura e nunca consegue economizar? Isso pode ser consequência de alguma experiência que você viveu no passado e que você insiste em se apegar.

Pessoas que já passaram por momentos de escassez em suas vidas têm a tendência de gastar muito dinheiro, por pensarem que um dia lhes faltará. Desse modo, ao trabalhar o ho’oponopono, elas podem se libertar desses pensamentos e, finalmente, viver o instante presente.

A preparação de um evento

Organizar um evento pode ser muito estressante e demandar muita energia. Como resultado, ao invés de aproveitar cada minuto, você passa as horas atribulada com milhões de tarefas e temendo que algo dê errado.

A verdade é que a sensação de medo que algumas memórias carregam tem o poder de nos cegar, impedindo que vejamos como a realidade pode ser simples. Dessa maneira, o ho’oponopono funciona como um método de limpar a mente de nos livrarmos das expectativas e visualizarmos o evento, sem a influência de experiências ruins já vividas.

Não estou dizendo aqui que tudo que aconteceu na sua vida de nada mais serve. Pelo contrário, as experiências do passado devem ser vistas como aprendizados. Porém, nunca como correntes que te impedem de avançar no seu caminho rumo a uma evolução espiritual.

Com o ho’oponopono, você retoma o poder da sua própria realidade, escutando a sua voz interior e respeitando o valor das suas lembranças. Dessa maneira, você se torna capaz de limpar as memórias que te aprisionam e mudar o mundo que te cerca.

Para descobrir mais sobre como ho’oponopono funciona, garanta a sua vaga no curso Ho’oponopono e Kahuna Reiki da Humaniversidade. Nele, você aprenderá:

  • Como fazer a limpeza de memórias do passado;
  • Como se conectar com o divino que existe no seu interior;
  • Como equilibrar seu campo eletromagnético;
  • E ainda como usar as ferramentas Ho’oponopono.

Estas experiência com o ho’oponopono foram compartilhadas por Clarisse Braga, jornalista que ama viajar (fisicamente e espiritualmente).

About the author

Ataíde Santos

Add Comment

Click here to post a comment

PUBLICIDADE