Internacional Saúde Tecnologia

Vem aí a Pan-Corona, vacina chinesa e cubana contra múltiplas cepas do coronavírus

China e Cuba estão desenvolvendo uma vacina contra múltiplas cepas do coronavírus (Foto: Prensa Latina)

China e Cuba desenvolvem vacina que poderá imunizar contra várias cepas

247 – China e Cuba estão trabalhando para obter uma vacina, chamada Pan-Corona, que seja eficaz contra diferentes cepas do coronavírus e previne a covid-19, informou neste domingo (21) a  mídia chinesa.

Segundo a agência de notícias Xinhua, cientistas nacionais e do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) de Cuba estão desenvolvendo o produto em uma instalação da cidade chinesa de Yongzhou, província de Hunan, no quadro de uma cooperação científica entre os dois países, informa a Prensa Latina.

Gerardo Guillén, diretor de Pesquisas Biomédicas do CIGB, disse à mídia que o projeto surgiu a pedido da China e tem a aprovação do Ministério de Ciência e Tecnologia de Cuba.

“É uma estratégia que poderia proteger contra emergências epidemiológicas de novas cepas do coronavírus que possam existir no futuro”, disse ele.

No ano passado, foi concluída a montagem do Centro Conjunto de Inovação em Biotecnologia de Yongzhou, com equipamentos e laboratórios projetados por especialistas cubanos. Lá serão desenvolvidos projetos e tecnologias obtidas pelo pessoal científico de Cuba.

Este centro  é fruto de uma cooperação bilateral e faz parte da política aprovada pelo governo chinês de estimular a capacidade de inovação por meio das administrações locais.