“Não tem condições. Temos um estacionamento de cerca de 20 vagas que serve a dois blocos, e dessas, são três vagas tomadas por carros que estão aí há 20 anos”, afirma a relações públicas Roberta Moraes, 47, moradora da SQS 108. Os carros abandonados foram retirados.
“Acho absolutamente necessário esse trabalho, até porque o Plano Piloto não comporta modificações nos estacionamentos das quadras”, lembra Roberta. A meta do Detran é liberar 2 mil vagas na capital, o que corresponde, em média, ao espaço de estacionamento de três superquadras.
Síndico do Bloco H da 108, o advogado Terson Ribeiro lembrou, ainda, a questão da saúde, que pode ser afetada pela sujeira deixada pelos carros. “Temos morador aqui que reclama da sujeira, do limo que vai sendo formado embaixo dos carros, e ali acaba virando foco de dengue”, frisa.
“Parabenizo o Detran por ter vindo. É importante fazer essa adequação, organizar as vagas e gerar bem-estar em nossa cidade”, ressaltou Yuri Cunha, residente da Quadra 303.
Prazo para resgate do veículo
Apesar de a retirada desses carros ser uma demanda antiga da população brasiliense, o Detran lembra que não havia dispositivo legal que permitisse a remoção dos veículos ao depósito do departamento. Com a Lei nº 14.440/2022, que incluiu o artigo 279-A no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), foi autorizado esse tipo de ação por parte do órgão de fiscalização.
“O objetivo é atender esse pedido da população e desocupar esses espaços. Há um clamor nesse sentido, diante de tantos pedidos e reclamações que recebemos”, explicou o diretor de Policiamento de Fiscalização de Trânsito, Clever Farias. “É necessário que o motorista se conscientize e retire esses veículos em estado de abandono das ruas. Desocupar uma vaga que é pública.”
Farias explica que, ao mapear o automóvel, o Detran busca as informações do dono e dá um prazo de cinco a 30 dias para removê-lo. Estão sendo priorizados veículos com mais de dez anos ocupando o espaço público. Após o encaminhamento ao depósito, eles só serão liberados com a quitação de todos os débitos e encargos provenientes de guincho e diárias.
População pode ajudar
A próxima cidade da rota é Águas Claras, mas o órgão vai passar por todas as regiões administrativas do DF. E o morador, com seu olhar atento, também pode ajudar o Detran no monitoramento dos locais com automóveis largados. Basta informar os casos diretamente no site ou acionar a Ouvidoria do GDF, no telefone 162.
Balanço da Operação Vaga Livre – sexta-feira (12)
Plano Piloto
Quantidade de veículos removidos pelo Detran: 15
Quantidade de retiradas de veículos voluntárias pelos donos: 4.
Fonte: Detran-DF