Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Após edição marcada por eleições, Parada LGBT+ de SP mira luta social

Márcia Lima/Divulgação

Parada LGBT+ deste ano alerta para a necessidade de políticas sociais “por inteiro” para a comunidade; veja a programação deste domingo

Márcia Lima/Divulgação

São Paulo – Após celebrar o “voto com orgulho” em 2022, a 27ª edição da Parada LGBT+ de São Paulo, que acontece neste domingo (11/6) na capital paulista, chama a atenção para a importância de lutar pela proteção social da comunidade LGBT+, exigir direitos negados e celebrar a diversidade (veja abaixo).

Sob o tema “Queremos políticas sociais para LGBT+ por inteiro e não pela metade”, a Parada Gay espera conscientizar a sociedade sobre os direitos da comunidade, muitas vezes barrados por políticas públicas voltadas exclusivamente para famílias e indivíduos heteressexuais e cisgêneros.

“Chegou a hora de a Parada ser um instrumento para evidenciar os diversos dilemas vividos pela população LGBT+, que se encontra em situação de rua, com a falta de moradia e empregos, pobreza e exclusão social”, afirma Claudia Garcia, presidenta da Associação da Parada LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP).

Para Claudia, é fundamental discutir respostas e soluções para a fragilidade da política de assistência social quando se trata do público LGBT+, um grupo que se encontra muitas vezes em situação de vulnerabilidade social.

Trios elétricos e FlashMob

A mensagem de inclusão deste ano estará reforçada nos 19 trios elétricos da Parada, que farão o tradicional percurso entre a Avenida Paulista e a Praça Roosevelt, no centro de São Paulo. A novidade entre os trios será a estreia do carro com as ONGs do movimento de luta contra a Aids.

Outro destaque deste ano será a realização de um FlashMob em homenagem à artista Kaká Di Polly, drag queen que morreu em janeiro deste ano. Di Polly ficou conhecida por se deitar na Avenida Paulista em 1997 para que a primeira Parada Gay acontecesse.

No FlashMob deste domingo, todas as drags que estiverem na Paulista vão se deitar à frente do primeiro trio elétrico para um registro fotográfico.

Os organizadores desta edição também anunciaram a acessibilidade na Parada. A Secretaria da Pessoa com Deficiência da cidade de São Paulo, em parceria com a APOLGBT-SP, preparou uma área elevada para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes. Será um ponto de encontro e descanso. Além disso, poderem se encontrar e descansar.

Além disso, será feito o cordeamento para que pessoas com deficiência possam acompanhar a marcha ao longo de todo o trajeto.

Programação

A concentração para a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo vai começar às 10h na Avenida Paulista, com saída prevista para 12h. Os trios vão percorrer a Paulista e seguir pela Rua da Consolação até chegar à Praça Roosevelt.

Entre os destaques musicais deste ano estão Pabllo Vittar, Daniela Mercury, Pocah, Majur, Thiago Pantaleão, Márcia Pantera e Salete Campari. Veja a ordem e a composição dos trios elétricos deste ano:

Trio 1 – Abertura – Organizações de Paradas do Orgulho LGBT+ do Brasil – Juan Guiã, Paulo Pringles

Trio 2 – Famílias LGBT+

Trio 4 – Prefeitura II – Artista: Megam Scott

Trio 5 – Prefeitura III – Artista: Márcia Pantera

Trio 6 – HIV/AIDS – Artistas: Xênia Star, Luh Marinatti, Lorran Ciriaco

Trio 7 – Pessoas Aliadas – Artista:Filipe Catto

Trio 8 – Rede de Orgulho – Artista: Kauan Russell

Trio 9 – Patrocinadores: Burger King, Philip Morris, 3M, Kellogg, Accor, Microsoft – Artistas: Brunelli, Juan Nym, Dj Zuba

Trio 10 – Lésbicas – Artistas: Ana Dutra e Laura Finochiaro

Trio 11 – Patrocinador Amstel – Artistas: Pabllo Vittar, Salete Campari, Dj Transalien

Trio 12 – Gays – Artistas: Fiakra, Tiago Cardoso, Gustavo Vianna e Douglas Penido

Trio 13 – Patrocinador VIVO – Artistas: Daniela Mercury, Agrada Gregos e Paulete Pink

Trio 14 – Bi+ – Artistas: PC, MC Soffia e Litta

Trio 15 – Patrocinador Mercado Livre e L’Oreal Groupe – Artistas: Majur, Thiago Pantaleão, Siga Bem Caminheira e Cris Negrini.

Trio 16 – Travesti/Trans – Artistas: Boombeat, Lorenzo Zimon e Nick Cruz

Trio 17 – Patrocinador: TERRA – Artistas: Urias, Grag Queen, Minhoqueens e Mama Darling

Trio 18 – Patrocinador: Sminorff – Artistas: Pocah, WD, DJ Heey Cat e Batekoo

Trio 19 – Encerramento Diretoria APOLGBT-SP- Artista: Bixarte, Luana Hansen e Tico Malagueta

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email