O Distrito Federal registrou, neste sábado (5), o dia mais seco de 2023 🥵. A umidade relativa do ar alcançou 15%, na região do Gama. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é 60%. Já a temperatura chegou aos 31,5 °C nesta tarde.
Neste mês, a capital federal já havia registrado o primeiro recorde de seca do ano, na última quinta-feira (3), com 16% de umidade no Plano Piloto. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta laranja em Brasília, já que o tempo seco pode representar perigo para a saúde (veja detalhes mais abaixo).
A baixa umidade também aumenta o risco de incêndios florestais. Na tarde deste sábado, os bombeiros controlaram chamas que chegaram perto das casas na QI 25 do Lago Sul. O fogo também tomou conta de uma vegetação às margens da pista da BR-251, perto de Brazlândia. Ninguém se feriu.
Alerta laranja do Inmet
Segundo o Inmet, com o alerta laranja, há risco de incêndios florestais e surgimento de problemas de saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Confira abaixo as recomendações para os dias mais secos:
- 🍶 Beba bastante líquido;
- 🏃 🚫 Atividades físicas não são recomendadas;
- ☀️🙅 Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- 💧 Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Em caso de dúvidas, a orientação é buscar mais informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.