A jornalista, escritora e professora de português, Dad Squarisi morreu, aos 77 anos, em Brasília. O óbito foi anunciado na tarde desta quinta-feira (10), e o velório está marcado para sexta (11), das 15h às 17h, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.
Dad enfrentava um câncer e não resistiu às complicações da doença. A jornalista era editora da coluna de Opinião do Correio Braziliense e ficou conhecida pelas dicas de português no jornal.
Nascida em Beirute, no Líbano, em 1946, ela veio para o Brasil junto com os pais. De acordo com o Correio Braziliense, o primeiro lugar onde morou no país foi o Rio Grande do Sul.
Como sofria de asma grave, o médico recomendou a mudança para um local seco. Foi então que começou a história de Dad com Brasília.
De estudante da UnB a editora e ‘blogueira’
Jornalista, professora de português e escritora Dad Squarisi — Foto: Arquivo/ TV Globo
Na capital federal, ela cursou letras na Universidade de Brasília (UnB), foi professora no Instituto Rio Branco e consultora legislativa no Senado Federal.
Aos 30 anos, Dad foi convidada pelo diretor de redação do Correio Braziliense para revisar a primeira página do jornal, para não deixar nenhum erro passar. Anos depois, tornou-se editora de opinião.
Como escritora, Dad deixou obrar para adultos e crianças. Além do mundo impresso, é referência também na internet, onde comandava o Blog da Dad.
Mesmo em tratamento de câncer, Dad continuou em atividade, na coordenação e edição de um livro com depoimentos de pessoas que fizeram transplante de medula óssea.