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PIB do Brasil volta a surpreender e avança 0,9% no 2º trimestre

set 1, 2023

Depois de alta de 1,9% entre janeiro e março, PIB supera expectativas do mercado no segundo trimestre. Na base anual, alta foi de 3,4%

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil voltou a surpreender positivamente e fechou o segundo trimestre de 2023 registrando um crescimento de 0,9%, na comparação com o trimestre anterior.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o PIB do país subiu 3,4%. No acumulado dos quatro trimestres terminados em junho, a alta foi de 3,2%. No semestre, o crescimento acumulado foi de 3,7%.

Em valores correntes, o PIB no segundo trimestre somou R$ 2,651 trilhões.

O resultado do período entre abril e junho de 2023 superou as projeções dos analistas. Depois de uma alta de 1,9% no primeiro trimestre, o consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, estimava uma expansão bem mais tímida, de apenas 0,3%na base trimestral.

Segundo a última edição do Relatório Focus, divulgada no início da semana pelo Banco Central (BC), o mercado projeta que a economia brasileira termine 2023 avançando 2,31%, acima da projeção da semana anterior (2,29%).

Serviços e indústria puxam alta

No segundo trimestre de 2023, a alta foi puxada pelo bom desempenho da indústria, que avançou 0,9%, e do setor de serviços, que cresceu 0,6%.

Depois de alavancar o crescimento da economia do país no início do ano, quando cresceu mais de 21%, a agropecuária recuou 0,9%, em resultado já esperado pelo mercado.

Em relação à queda da agropecuária, o resultado já era esperado, dada a base de comparação muito elevada, com a disparada do trimestre anterior.

Veja o desempenho de cada setor:

  • Indústria: 0,9%
  • Serviços: 0,6%
  • Agropecuária: -0,9%

O PIB

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.

Os bens e serviços finais que compõem o PIB são medidos no preço em que chegam ao consumidor. Assim, levam em consideração também os impostos sobre os produtos comercializados.

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