O brasiliense tem enfrentado o calor há dias, mas neste sábado (23), foi pior: 35,7° C, o dia mais quente de 2023. O recorde, até agora, tinha sido de 35° C, na quarta-feira (20). A umidade caiu para 17%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A temperatura mais alta do ano, até agora, foi justamente no primeiro dia da primavera.
Segundo os meteorologistas, esta é a estação mais quente na capital. No verão, também faz calor, mas tem mais chuvas e mais nuvens no céu, que funcionam como barreiras para os raios solares.
A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Andrea Ramos explica que na primavera o calor vai só aumentar.“O gráfico da primeira semana da primavera mostra que a temperatura vai só subir. O alerta vermelho, de temperatura alta e baixa umidade, vai até terça-feira (26), com tendência de se estender até quinta-feira (28). Previsão de chuvas só no fim da semana”, diz.
Cuidados no calor
A meteorologista Andrea Ramos dá dicas para cuidados durante o período de altas temperaturas.
“Fique atento a sinais como: tontura, alteração do nível de consciência, formigamento, queda da pressão, e temperatura do corpo acima de 37,5º C, pode ser desidratação ou insolação. Use roupas leves e evite exercícios nos horários mais críticos, das 10h da manhã às 4h da tarde”, diz.
O clínico geral Lucas Albanaz afirma que com o calor, o corpo tem mecanismos para tentar compensar as temperaturas elevadas.
“Nosso organismo tem o seu funcionamento prejudicado em temperaturas mais elevadas, acionando assim mecanismos compensatórios, são eles o aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial e a sudorese”, afirma.
Onda de calor deve durar até fim de setembro
Entenda a onda de calor que ganha força pelo Brasil
Segundo os meteorologistas, o ápice da onda de calor no Centro-Sul do país está prevista para este fim de semana, entre sexta-feira (22) e domingo (24). O Inmet alerta que a temperatura está 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias.
“O período muito quente deve se estender pela primeira semana da primavera e algumas áreas pelo interior do Brasil podem até conviver com temperaturas muito altas até quase o fim de setembro”, informou o Climatempo.
👉 A elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.
Como se manter hidratado?
Por que é bom beber água — Foto: Wagner Magalhães/Arte g1
Quem não tem o hábito de beber água com frequência precisa adotar táticas ao longo do dia para se manter hidratado. Uma delas já é velha conhecida: manter sempre uma garrafinha de água por perto.
“O que você não consegue medir, você não consegue quantificar nem qualificar”, diz a nutróloga Mariana Carvalho que indica aos pacientes o uso de uma garrafa.
Segundo ela, a garrafinha serve para nos policiar, incentivar e metrificar a quantidade de água que estamos bebendo. Veja outras dicas:
🥤 Beber dois copos de água ao acordar;
🍽 Beber água após as refeições;
☕ Tomar um gole de água após o cafezinho;
⌚ Colocar alarmes no celular ou em relógios digitais, que avisam que é hora de beber água.
O g1 criou uma calculadora onde você pode saber quanto precisa beber de água por dia. Confira abaixo: