Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Eleição para Conselhos Tutelares do DF ocorrem hoje domingo (1º); veja candidatos, como e onde votar

Os conselhos tutelares podem acionar órgãos de Justiça e tomar medidas protetivas e preventivas para acabar com as situações degradantes à infância e à adolescência — Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Por Bruna Yamaguti, g1 DF

Eleitores de mais de 5,5 mil municípios brasileiros e do Distrito Federal vão às urnas neste domingo (1º) para escolher os novos conselheiros tutelares do paísA votação é importante porque, por meio dela, são elegidas as pessoas que se comprometem a zelar pelo defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes (saiba mais abaixo).

Para auxiliar os eleitores de Brasília, o g1 preparou um guia com tudo o que se deve saber para o dia das eleições. O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), vinculado à Secretaria de Justiça do DF (Sejus-DF), está conduzindo o processo eleitoral.

 

Dia de votação

 

Eleição do Conselho Tutelar no DF: saiba como votar

Eleição do Conselho Tutelar no DF: saiba como votar

  • Quando: os eleitores votam das 8h às 17h, no domingo (1º) 🗓️
  • Onde: o local de votação pode ser consultado aqui 📍
  • O que levar: documento oficial com foto ou título de eleitor digital. O eleitor só poderá votar no candidato da região administrativa em que seu título está cadastrado 🙋🏻‍♀️

 

O dia da eleição começa com a abertura das escolas, às 6h, pelos mesários e profissionais que atuarão no processo eleitoral. Às 7h, ocorre a zerésima (antes do início da votação): é impresso um comprovante mostrando que a urna eletrônica não tem votos para nenhum dos candidatos.

Quem pode votar?

 

  • Para votar é necessário ser maior de 16 anos, ter título de eleitor e domicílio eleitoral no DF;
  • O voto é secreto, direto, facultativo e só é permitido escolher um candidato.

 

Conselheiros no DF

 

 

O que faz um conselheiro tutelar?

 

  • Os conselheiros tutelares têm como missão proteger crianças e adolescentes que tiveram os seus direitos violados ou ameaçados;
  • A atuação desses profissionais está diretamente ligada ao recebimento de denúncias e ações de fiscalização;
  • Os conselheiros possuem mandato de quatro anos (2024 a 2027). Se quiser se reeleger, o conselheiro tem que se candidatar novamente.

 

Resultado das eleições

 

Segundo a Sejus, ao término da votação, cada administrador de local (um por escola) vai entregar as mídias de resultado aos responsáveis de veículos, que as levem até a escola de totalização de votos da sua respectiva região administrativa.

Cada escola de totalização tem agentes de transmissão treinados para encaminhar o resultado preliminar dos candidatos eleitos da região para o comitê de acompanhamento das eleições, que estará no Palácio do Buriti durante todo o dia.

  • O resultado da totalização de votos da eleição está previsto para ser divulgado a partir das 20h, ainda no domingo. Já o resultado oficial dos eleitos sai na terça-feira (3), no Diário Oficial do DF.

 

A posse dos conselheiros eleitos está prevista para o dia 10 de janeiro de 2024.

About Author