Eleitores de mais de 5,5 mil municípios brasileiros e do Distrito Federal vão às urnas neste domingo (1º) para escolher os novos conselheiros tutelares do país. A votação é importante porque, por meio dela, são elegidas as pessoas que se comprometem a zelar pelo defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes (saiba mais abaixo).
- Serão escolhidos 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes
- Ao todo, são 1.268 candidatos aptos a serem votados
- A lista de candidatos, por região administrativa, pode ser consultada neste link 👈
Dia de votação
Eleição do Conselho Tutelar no DF: saiba como votar
- Quando: os eleitores votam das 8h às 17h, no domingo (1º) 🗓️
- Onde: o local de votação pode ser consultado aqui 📍
- O que levar: documento oficial com foto ou título de eleitor digital. O eleitor só poderá votar no candidato da região administrativa em que seu título está cadastrado 🙋🏻♀️
O dia da eleição começa com a abertura das escolas, às 6h, pelos mesários e profissionais que atuarão no processo eleitoral. Às 7h, ocorre a zerésima (antes do início da votação): é impresso um comprovante mostrando que a urna eletrônica não tem votos para nenhum dos candidatos.
Quem pode votar?
- Para votar é necessário ser maior de 16 anos, ter título de eleitor e domicílio eleitoral no DF;
- O voto é secreto, direto, facultativo e só é permitido escolher um candidato.
Conselheiros no DF
- Ao todo, serão eleitos 5 conselheiros titulares, por conselho, e 10 suplentes para o cargo
- Atualmente, no DF, são 44 conselhos tutelares distribuídos em 35 Regiões Administrativas. Os endereços dos conselhos podem ser consultados neste link 🗺️📍
- Cada conselheiro eleito terá um salário mensal de R$ 6,3 mil
O que faz um conselheiro tutelar?
- Os conselheiros tutelares têm como missão proteger crianças e adolescentes que tiveram os seus direitos violados ou ameaçados;
- A atuação desses profissionais está diretamente ligada ao recebimento de denúncias e ações de fiscalização;
- Os conselheiros possuem mandato de quatro anos (2024 a 2027). Se quiser se reeleger, o conselheiro tem que se candidatar novamente.
Resultado das eleições
Segundo a Sejus, ao término da votação, cada administrador de local (um por escola) vai entregar as mídias de resultado aos responsáveis de veículos, que as levem até a escola de totalização de votos da sua respectiva região administrativa.
Cada escola de totalização tem agentes de transmissão treinados para encaminhar o resultado preliminar dos candidatos eleitos da região para o comitê de acompanhamento das eleições, que estará no Palácio do Buriti durante todo o dia.
- O resultado da totalização de votos da eleição está previsto para ser divulgado a partir das 20h, ainda no domingo. Já o resultado oficial dos eleitos sai na terça-feira (3), no Diário Oficial do DF.
A posse dos conselheiros eleitos está prevista para o dia 10 de janeiro de 2024.