Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Equipe dos Médicos Sem Fronteiras diz ter perdido contato com funcionários do maior hospital de Gaza

nov 11, 2023 #Hamas, #Israel, #OMS, #Ramallah
Palestinos se abrigam no hospital Al-Shifa em GazaMohammed Salem/Reuters (12.out.23)

Centro de saúde al-Shifa foi bombardeado nesta sexta-feira (10); militares israelenses afirmaram que projétil lançado de dentro da faixa falhou e foi responsável pelo ataque

Os Médicos Sem Fronteiras afirmam ter perdido contato com o seu pessoal dentro do maior centro de saúde da Faixa de Gaza, o Hospital al-Shifa, em meio a relatos de “bombardeios pesados” nas proximidades do complexo.

“Nas últimas horas, os ataques contra o Hospital al-Shifa intensificaram-se dramaticamente. A equipe [dos Médicos Sem Fronteiras] do hospital relatou uma situação catastrófica lá dentro”, disse o grupo humanitário em uma postagem no X, antigo Twitter, às 3h43 (horário de Gaza), na sexta-feira (10).

O grupo disse estar extremamente preocupado com a segurança dos funcionários e pacientes do Hospital al-Shifa, alguns dos quais estavam em estado crítico e incapazes de se mover ou evacuar.

“Há um paciente que precisa de cirurgia. Há um paciente que já está dormindo em nosso departamento. Não podemos nos evacuar e [deixar] essas pessoas lá dentro. Como médico, juro ajudar as pessoas que precisam de ajuda”, disse Mohammed Obeid, cirurgião do hospital.

Veja também: Maior hospital de Gaza está sendo bombardeado, diz OMS

 

 

As comunicações dentro de Gaza têm caído periodicamente desde que a campanha militar de Israel começou no mês passado – muitas vezes como resultado de falta de energia ou interrupções generalizadas na rede.

Ataques a hospital

Houve relatos de ataques israelenses perto do Hospital al-Shifa, com funcionários do hospital e o Ministério da Saúde palestino, controlado pelo Hamas em Ramallah, publicando vídeos que parecem mostrar pesados ​​bombardeios na área em redor do complexo.

Um porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na sexta-feira que al-Shifa estava “sob bombardeio”, acrescentando que 20 hospitais na Faixa de Gaza estavam “fora de ação”.

Questionada sobre um potencial ataque aéreo israelense ao hospital al-Shifa na sexta-feira, a porta-voz da OMS, Margaret Harris, disse num briefing: “Não tenho detalhes sobre al-Shifa, mas sabemos que estão sendo bombardeados”.

Os militares israelenses alegaram que um “projétil falhado lançado por organizações terroristas dentro da Faixa de Gaza” foi responsável por um ataque anterior ao hospital.

A notícia chega uma semana depois de Israel ter atacado uma ambulância fora do hospital, matando pelo menos 15 pessoas e ferindo outras 50. As autoridades israelenses disseram que o veículo estava sendo usado pelo Hamas.

Israel acusa o Hamas de se inserir na infraestrutura civil e disse que atacará o grupo radical islâmico  “sempre que necessário”.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email