Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Conheça os 15 melhores filmes brasileiros de todos os tempos segundo a crítica

Veja os 15 melhores filmes brasileiros, segundo a crítica — Foto: Reprodução/IMDb
Por 

Luísa Silveira

 para o TechTudo

Alguns dos melhores filmes brasileiros fizeram sucesso internacionalmente, conquistando até indicações em premiações internacionais, como o Oscar. Alguns exemplos são O Pagador de Promessas (1962), Central do Brasil (1998) e Cidade de Deus (2002). Além desses clássicos, o cinema nacional vem fazendo história com obras mais recentes, como é o caso de Bacurau (2019).

Pensando isso, o TechTudo listou 15 melhores longas-metragens brasileiros que estão disponíveis em streamings, do Globoplay à Netflix. Além das avaliações em sites como IMDb e Rotten Tomatoes, também foi levado em conta os títulos que fazem parte da lista da Abraccine, que trouxe os 100 melhores filmes brasileiros até 2016. Confira a lista completa!

15 filmes brasileiros que são sucessos de crítica e estão disponíveis para assistir online — Foto: Divulgação/Europa Filmes

15 filmes brasileiros que são sucessos de crítica e estão disponíveis para assistir online — Foto: Divulgação/Europa Filmes

1. O Pagador de Promessas (1962)

 

Baseado na peça de Dias Gomes, o enredo acompanha Zé do Burro, um homem que faz uma promessa em um terreiro de Candomblé após seu burro Nicolau ficar doente. Se o animal melhorasse, Zé iria dividir as suas terras com os mais pobres e carregar uma cruz de madeira por longas distâncias. O protagonista é interpretado por Leonardo Villar (Barriga de Aluguel), enquanto sua esposa, Rosa, é o papel da atriz Glória Menezes (Irmãos Coragem).

O Pagador de Promessas foi premiado no Festival de Cannes, na década de 60 — Foto: Reprodução/IMDb
O Pagador de Promessas foi premiado no Festival de Cannes, na década de 60 — Foto: Reprodução/IMDb

2. Macunaíma (1969)

 

Macunaíma, o protagonista que dá nome ao filme, é um “anti-herói”, sem caráter e preguiçoso. Nascido como indígena de pele negra, ele torna-se branco e vai para à cidade grande. Lá enfrenta todos os tipos de adversidades, sem abandonar os seus planos questionáveis. A história, dirigida e escrita por Joaquim Pedro de Andrade, é baseada no romance homônimo de Mário de Andrade.

Grande Otelo (A Noiva da Cidade) e Paulo José (O Palhaço) interpretam as diferentes versões do personagem, enquanto Milton Gonçalves (Eles Não Usam Black-Tie) e Joana Fomm (Vamp) são Jiguê e Sofará, irmão e cunhada de Macunaíma. Atualmente, o filme faz parte do catálogo do Globoplay e acumula 6,8 pontos no IMDb.

Macunaíma fala de um anti-herói e é baseado na obra de Mário de Andrade — Foto: Reprodução/IMDb

Macunaíma fala de um anti-herói e é baseado na obra de Mário de Andrade — Foto: Reprodução/IMDb

3. Central do Brasil (1998)

 

Dirigido por Walter Salles, que também assina o roteiro ao lado de João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein, Central do Brasil é estrelado por Fernanda Montenegro (Babilônia) e Vinicius de Oliveira (Boi Neon) nos papéis de Dora e Josué. A história fala de uma ex-professora, que auxilia analfabetos a escreverem cartas para seus familiares. Em um dia comum, ela se depara com um menino, que acaba de perder a mãe em um acidente.

O filme está disponível no Globoplay, mas também é possível alugar no Apple TV+ (R$ 4,90). Com nota 8,0 no IMDb e 94% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, o longa foi indicado a dois prêmios no Oscar, incluindo Melhor Atriz para Montenegro. Mas Oliveira também é lembrado pela sua performance até hoje, já que roubou a cena ainda criança.

Fernanda Montenegro concorreu ao Oscar por atuação em Central do Brasil — Foto: Divulgação/Europa Filmes
Fernanda Montenegro concorreu ao Oscar por atuação em Central do Brasil — Foto: Divulgação/Europa Filmes

4. O Bandido da Luz Vermelha (1968)

 

O filme policial se inspira na história verídica do ladrão João Acácio Pereira da Costa, conhecido como O Bandido da Luz Vermelha. No longa, ele é Jorge, interpretado por Paulo Villaça (O Princípio do Prazer), que atrai suas vítimas de forma peculiar, intrigando a polícia.

Helena Ignez (A Mulher de Todos), Luís Linhares (Gabriela, Cravo e Canela) e Sônia Braga (Aquarius) também formam o elenco como Janete, Delegado Cabeção e uma das vítimas do criminoso. A produção, dirigida e escrita por Rogério Sganzerla, tem 7,3 pontos no IMDb e está disponível no MUBI.

O Bandido da Luz Vermelha narra história real de criminoso brasileiro — Foto: Reprodução/IMDb
O Bandido da Luz Vermelha narra história real de criminoso brasileiro — Foto: Reprodução/IMDb

5. Tropa de Elite (2007)

 

Capitão Nascimento é o comandante da Tropa de Elite no Rio de Janeiro, ele deve encontrar um substituto para o seu cargo, enquanto tem a missão de derrotar o tráfico no Morro do Tucano, antes da visita do Papa à cidade. O personagem é um dos papéis mais marcantes de Wagner Moura (Paraíso Tropical), que atua ao lado de André Ramiro (Última Parada 174) e Caio Junqueira (A Lei e o Crime), atores responsáveis pelos personagens André e Neto.

José Padilha é creditado como diretor e roteirista, Rodrigo Pimentel e Bráulio Montovani também auxiliaram no roteiro. Disponível no Globoplay, Netflix e Amazon Prime Video, o filme tem 8,0 pontos no IMDb, com 51% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Em 2010, Tropa de Elite ganhou uma sequência, que também marcou o cinema brasileiro.

Tropa de Elite: Capitão Nascimento (Wagner Moura) é um dos personagens mais populares do cinema nacional — Foto: Reprodução/IMDb
Tropa de Elite: Capitão Nascimento (Wagner Moura) é um dos personagens mais populares do cinema nacional — Foto: Reprodução/IMDb

6. Vidas Secas (1963)

 

Vidas Secas é mais uma adaptação da lista. Baseado no romance homônimo de Graciliano Ramos, o filme tem direção e roteiro de Nelson Pereira dos Santos. A história foca em uma família que, junto de sua cadela, Baleia, atravessam o sertão em meio a uma grande seca. Assim, os pais e os dois filhos tentam sobreviver em meio às condições complicadas.

Disponível no Globoplay, Vida Secas é estrelado por Átila Iório (Escrava Isaura), Maria Ribeiro (Os Herdeiros) e Jofre Soares (Memórias do Cárcere), que dão vida a Fabiano, a esposa Sinhá Vitória e ao fazendeiro que conta com o trabalho da família em suas terras. Ao todo, no IMDb, o filme brasileiro é avaliado em 7,5 pontos.

Vidas Secas é baseado em obra de Graciliano Ramos e mostra o sofrimento de famílias do sertão — Foto: Reprodução/IMDb
Vidas Secas é baseado em obra de Graciliano Ramos e mostra o sofrimento de famílias do sertão — Foto: Reprodução/IMDb

7. O Auto da Compadecida (2000)

 

Chicó e João Grilo são dois homens pobres que aplicam golpes e tentam se virar para sobreviver no Nordeste. A dupla é interpretada por Selton Mello (Sessão de Terapia) e Matheus Nachtergaele (Cabras da Peste). O elenco de O Auto da Compadecida também é composto por Fernanda Montenegro e Denise Fraga (As Melhores Coisas do Mundo) como Ave Maria e Dora.

Dirigido por Guel Arraes, que também assina o roteiro ao lado de Adriana e João Falcão, o enredo é baseado na peça de mesmo nome de Ariano Suassuna. Com 8,6 pontos no IMDb, o filme é parte do catálogo do Globoplay e teve sua sequência confirmada, mais de 20 anos após lançamento do primeiro longa.

O Auto da Compadecida é um dos maiores sucessos do cinema nacional e ganhará sequência  — Foto: Divulgação/Rede Globo
O Auto da Compadecida é um dos maiores sucessos do cinema nacional e ganhará sequência — Foto: Divulgação/Rede Globo

8. Cidade de Deus (2002)

 

Buscapé, interpretado por Alexandre Rodrigues (Cafundó), é um menino que vive na favela da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Seu talento com a fotografia faz com que escape da vida de crimes, realidade que afeta a maioria dos jovens na região. Entretanto, o mesmo não pode ser dito de seus amigos da Cidade de Deus. Douglas Silva (Fuzuê) e Alice Braga (Eu Sou a Lenda) estão no elenco como Zé Pequeno e Angélica.

Cidade de Deus tem 8,6 pontos no IMDb, além de ser avaliado com 79 no Metascore e 91% de aprovação no Rotten Tomatoes. A direção é de Fernando Meirelles, com roteiro de Bráulio Mantovani e produção de Walter Salles. Disponível na Netflix, Paramount+, Amazon Prime Video e Globoplay, o longa foi indicado a quatro estatuetas do Oscar, incluindo Melhor Diretor, e dará origem a uma série, confirmada este ano pelo HBO Max.

Cidade de Deus é um dos filmes brasileiros mais conhecidos internacionalmente — Foto: Reprodução/IMDb
Cidade de Deus é um dos filmes brasileiros mais conhecidos internacionalmente — Foto: Reprodução/IMDb

9. Cabra Marcado para Morrer (1984)

 

Escrito e dirigido por Eduardo Coutinho, Cabra Marcado para Morrer é um documentário que conta a vida do líder camponês João Pedro Teixeira, assassinado em 1962. As filmagens foram feitas com auxílio dos próprios camponeses, além de Elizabeth Teixeira, viúva de João, e de diversos filhos do líder na luta por terras. Após o Golpe Militar, a produção foi interrompida, retornando à ativa 17 anos depois. O documentário, disponível no Globoplay, tem 8,3 pontos no IMDb.

Cabra Marcado para Morrer é documentário nacional de sucesso — Foto: Reprodução/IMDb
Cabra Marcado para Morrer é documentário nacional de sucesso — Foto: Reprodução/IMDb

10. Que Horas Ela Volta? (2015)

 

Estrelado por Regina Casé (Todas as Flores), com direção e roteiro de Anna Muylaert, Que Horas Ela Volta faz um retrato das diferenças de classes no Brasil. Val (Casé) é uma empregada pernambucana, que trabalha em São Paulo e vive com os patrões que a tratam “como uma família”. A filha da trabalhadora, Jéssica, decide ir para a cidade no ano de vestibular e, a princípio, é recebida de braços abertos pelos chefes de Val.

Camila Márdila (Feras) faz Jéssica, enquanto Karine Teles (Elas por Elas) e Michel Joelsas (O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias) são creditados como Bárbara e Fabinho, mãe e filho da família Bragança. O filme fez sucesso, acumulando 7,7 pontos no IMDb, além de 82 pontos no Metascore e uma aprovação de 97% da crítica no Rotten Tomatoes. Atualmente, o título integra o catálogo da Netflix e do Globoplay.

Que Horas Ela Volta?: filme brasileiro é estrelado por Regina Casé — Foto: Reprodução/IMDb
Que Horas Ela Volta?: filme brasileiro é estrelado por Regina Casé — Foto: Reprodução/IMDb

11. Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)

 

Escrito e dirigido por Glauber Rocha, o filme fala sobre Manoel que, após matar um coronel, parte com sua esposa em fuga. O casal acaba seguindo um grupo religioso, liderado por Sebastião. Eles, entretanto, rapidamente viram alvo de latifundiários. O filme é estrelado por Geraldo Del Rey (O Pagador de Promessas), Yoná Magalhães (Tieta) e Lídio Silva (Barravento), como Manoel, sua companheira Rosa e Sebastião.

Ao lado de Rocha, Walter Lima Jr. e Paulo Gil Soares também assinam o roteiro. Disponível no Globoplay e no Itaú Cultural Play (de forma gratuita), Deus e o Diabo na Terra do Sol tem 7,2 pontos no IMDb, além de 74 no Metascore e 100% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

Assim como muitos sucessos nacionais, Deus e o Diabo na Terra do Sol aborda as diferenças de classes no Brasil — Foto: Reprodução/IMDb
Assim como muitos sucessos nacionais, Deus e o Diabo na Terra do Sol aborda as diferenças de classes no Brasil — Foto: Reprodução/IMDb

12. Bicho de Sete Cabeças (2001)

 

No filme, Wilson e Neto são pai e filho, com uma péssima relação. A situação chega ao ápice quando, ao encontrar um cigarro de maconha nos pertences do jovem, ele decide enviar Neto para um hospital psiquiátrico, onde é submetido a diversas torturas. A dupla é interpretada por Othon Bastos (Roque Santeiro) e Rodrigo Santoro (Mulheres Apaixonadas).

Com direção de Laís Bofanzky e roteiro de Luiz Bolognesi, a obra é baseada no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano. Ao todo, Bicho de Sete Cabeças tem 7,7 pontos no IMDb e é possível assisti-lo na Netflix e para aluguel no Apple TV+ (R$ 4,90).

Bicho de Sete Cabeças, estrelado por Rodrigo Santoro, é inspirado em história real — Foto: Reprodução/Netflix
Bicho de Sete Cabeças, estrelado por Rodrigo Santoro, é inspirado em história real — Foto: Reprodução/Netflix

13. Estômago (2007)

 

Raimundo Nonato, interpretado por João Miguel (Xingu), é um nordestino que se muda para a cidade grande em busca de mais oportunidades. Lá, ele descobre um talento nato para a cozinha e passa a ascender socialmente. Porém, seu amor pela prostituta Iria, da atriz Fabiula Nascimento (Segundo Sol), poderá mudar a sua vida novamente.

A direção é de Marcos Jorge, que também assina o roteiro ao lado de Cláudia da Natividade, Lusa Silvestre e Fabrizio Donvito. Os atores Babu Santana (Tim Maia) e Carlo Briani (Sabor de Mel) são outros nomes do elenco, interpretando Bujiú e Giovanni. O longa, disponível na Netflix e Globoplay, acumula 7,8 pontos no IMDb.

O filme Estômago conta a história de Raimundo Nonato — Foto: Reprodução/Rotten Tomatoes
O filme Estômago conta a história de Raimundo Nonato — Foto: Reprodução/Rotten Tomatoes

14. Carandiru (2003)

 

Com direção e roteiro de Hector Babenco, o filme fala sobre o Massacre do Carandiru e se baseia no livro de Dráuzio Varella sobre o atentado de 1992. O enredo mostra os bastidores da ação policial desastrosa que, a fim de acabar com uma briga entre facções, deixou mais de 100 mortos no presídio. Wagner Moura, Rodrigo Santoro e Caio Blat (Império) são algumas estrelas, dando vida a Zico, Lady Di e Deusdete.

Além do próprio diretor, o roteiro também é feito por Fernando Bonassi e Victor Navas. O filme está disponível no Globoplay e Netflix. Com 7,6 pontos no IMDb, Carandiru alcança 68% de aprovação da imprensa especializada no Rotten Tomatoes.

Carandiru conta a história real do massacre em presídio brasileiro — Foto: Reprodução/Amazon Prime Video
Carandiru conta a história real do massacre em presídio brasileiro — Foto: Reprodução/Amazon Prime Video

15. Bacurau (2019)

 

O único filme dessa seleção que não está presente na lista da Abraccine é Bacurau, por ter sido lançado após a divulgação do índice oficial. Escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, o longa fala de uma cidade pequena que, após a morte de sua matriarca, some, literalmente, do mapa. É nesse momento que uma série de assassinatos misteriosos começa a acontecer.

Sônia Braga, Bárbara Colen (A Menina que Matou os Pais – A Confissão) e Silvero Pereira (Pantanal) interpretam os personagens Domingas, Teresa e Lunga. Disponível no Globoplay, o filme tem 7,3 pontos no IMDb e alcançou 93% de avaliação positiva da crítica no Rotten Tomatoes.

Com 4 anos de lançamento, Bacurau já se tornou um clássico do cinema brasileiro — Foto: Reprodução/Vitrine Filmes
Com 4 anos de lançamento, Bacurau já se tornou um clássico do cinema brasileiro — Foto: Reprodução/Vitrine Filmes

Com informações de Abraccine, IMDb (123456789101112131415 e 16), Just Watch e Rotten Tomatoes (123456 e 7)

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email