Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Lula: ‘a extrema-direita vestida de fascista vem ganhando corpo e não tem limite para mentir’

(Foto: Ricardo Stuckert)

“Como que alguém começa a pedir anistia sem nem ser julgado ainda?”, questionou o presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou pedidos de anistia para as pessoas envolvidas nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023 – ex-vice de Jair Bolsonaro (PL), o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) defende uma proposta para anistiar os participantes das manifestações terroristas. “Extrema-direita vestida de fascista vem ganhando corpo e não tem limite para mentir”, afirmou Lula ao jornalista Kennedy Alencar durante entrevista veiculada na RedeTV.

“Como que alguém começa a pedir anistia sem nem ser julgado ainda? Ainda está em uma fase de inquérito. Alguns poucos foram julgados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, a maioria está sendo investigada ainda. Tem que terminar o processo. Pessoas precisam ser ouvidas e investigadas, quem financiou. Mas o cidadão está pedindo anistia antecipada. Eu quero que ele tenha a presunção de inocência que eu não tive”, continuou.

Segundo o presidente, “fortalecer o regime democrático significa a gente fortalecer as instituições”. “Você pode ter divergências com o poder judiciário, e é importante que se tenham divergências. Mas também é importante que a gente não negue o papel que tem a Suprema Corte no cumprimento da nossa Constituição. É fundamental que a gente não negue o papel da Câmara e do Senado. É isso que garante que não teremos autoritarismo e que a democracia sobreviva”, complementou.

“E a democracia passa por garantir que as pessoas possam tomar café da manhã, almoço e jantar todos os dias. Que as pessoas possam trabalhar, estudar, ter acesso à cultura e lazer. Isso é democracia. E, ao mesmo tempo, respeitar o direito de divergência do outro e conviver democraticamente com a diversidade”, analisou.

Ao comentar sobre economia, o presidente disse que “2024 é ano de colher tudo o que plantamos em 2023”. “Só de novos mercados externos abertos para a agricultura brasileira foram 14 apenas em janeiro deste ano. Em fevereiro foram 6. No ano passado foram 62 novos mercados para exportar nossas carnes e produtos agrícolas. Entre fevereiro e março vamos chegar a R$100 bilhões de investimento na indústria automobilística brasileira. É uma coisa extraordinária. A mesma coisa na área energética, onde o Brasil é o centro do mundo nessa questão, com grande potencial”, disse.

Segundo o chefe de Estado, “muito dinheiro nas mãos de poucos significa desemprego, analfabetismo e miséria. E pouco dinheiro nas mãos de muitos é distribuição de riquezas. Quando todo mundo tem um pouco, quando todo mundo consome e investe, a economia cresce de vento em popa e é o que está acontecendo agora. Queremos criar um país de classe média, de padrão de consumo de classe média”.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email