Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Nova onda de calor no Brasil tem início nesta segunda-feira (11/3)

Ritthichai/Getty Images

É a terceira onda de calor no país em 2024. Temperaturas podem subir até 5ºC entre entre hoje e 15 de março em algumas regiões

Começa nesta segunda-feira (11/3) a terceira onda de calor de 2024. Até a próxima sexta-feira (15/3), as temperaturas podem subir entre 5°C e 10°C acima da média em algumas regiões, intensificando o clima seco.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca que, em meio a essa transição do fim do verão para o início do outono, é comum observar mudanças rápidas nos padrões meteorológicos.

O centro-sul do Brasil será a região mais atingida. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte de Goiás, grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo devem ser os estados com mais efeitos.

De acordo com Gabriel Rodrigues, meteorologista do Agrotempo do Portal Agrolink, as previsões indicam um aumento nas temperaturas para os próximos dias, com os termômetros se aproximando dos 36°C nos estados do sul e atingindo até 38°C em Mato Grosso do Sul.

O meteorologista ressalta que o calor intenso será uma condição prevalente nos próximos dias, persistindo até pelo menos 21 de março.

Apesar da expectativa de uma frente fria avançando nesse período, a massa de ar quente tende a predominar sobre o Paraguai e Mato Grosso do Sul, mantendo as temperaturas elevadas e a necessidade de precauções contra os efeitos do calor intenso na Região Sul do Brasil.

No Rio Grande do Sul, as regiões mais afetadas serão a noroeste e parte da Campanha, mas todo o estado sentirá os efeitos da onda de calor.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email