Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Solicitação de Isenção para o Enem 2024 Começa Hoje

 

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 tem início nesta segunda-feira (15). Na edição de 2023, a taxa de inscrição foi de R$ 85.

Os pedidos de isenção devem ser submetidos na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante) utilizando o login do gov.br até o dia 26 de abril.

A seguir, confira as respostas para as principais dúvidas sobre o benefício e o Enem 2024.

💰 Quem tem direito à isenção da taxa?

  • Estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas;
  • Alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, desde que a renda familiar per capita seja igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980);
  • Indivíduos em situação de vulnerabilidade social, membros de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

💻 Como solicitar a isenção?

É necessário acessar a Página do Participante e fornecer o CPF, data de nascimento, e-mail e um número de telefone válido.

☹️ E quem estava isento no Enem 2023, mas não compareceu à prova?

Nestes casos, é preciso acessar a Página do Participante e justificar a ausência (anexando um atestado médico ou um boletim de ocorrência, por exemplo). Caso contrário, perderá o direito à isenção.

✉️ Quando serão divulgados os resultados da isenção?

Em 13 de maio. Caso o pedido seja negado, é possível apresentar recurso entre 13 e 17 de maio.

📝 Os beneficiados pela isenção precisam se inscrever para o Enem?

Sim. Todos, isentos ou não, devem realizar a inscrição para o Enem 2024, cujo período ainda será divulgado pelo Inep.

Datas do período de isenção e justificativa:

15 a 26 de abril: justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção para o Enem 2024. 13 de maio: resultado da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção para o Enem 2024. 13 a 17 de maio: recurso da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção para o Enem 2024. 24 de maio: resultado do recurso da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção para o Enem 2024.”

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email