Concerto gratuito terá o acordeon como base e faz parte das festa juninas que chegam ao palco da Casa Thomas Jefferson
Em vez de Beethoven, Strauss, e Bach, o palco do CTJ Hall, o maior berço da música erudita do Centro-Oeste, vai abrir espaço para gênios brasileiros, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Gilberto Gil, Nando Cordel e Fausto Nilo, entre outros. É o concerto “Viva São João” que acontece nesta sexta-feira, dia 14, com a apresentação do baiano radicado em Brasília há 17 anos, Júnior Ferreira. O show é gratuito e não é preciso que as pessoas retirem os ingressos antecipadamente. Basta comparecer ao CTJ da Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul. O espetáculo terá público presencial, começará pontualmente às 20 horas e será transmitido ao vivo pelo canal da Thomas, no Youtube.
O concerto de acordeon estará inserido no projeto Sextas Musicais da Casa Thomas Jefferson, que conta com apoio da embaixada dos Estados Unidos para oferecer, semanalmente, apresentações com o que há de melhor das culturas brasileira e internacional. A escolha de Júnior Ferreira para estar em um dos mais importantes berços da cultura da capital do país, executando algumas das mais importantes obras da música e da arte popular brasileiras é para celebrar o mês de junho. O período é lembrado em todo o Brasil pelas tradicionais festas juninas, principalmente na região Nordeste, onde essa tradição é marcante e faz parte do calendário de todos os Estados, que celebram por meio da música, culinária e dança, com destaque para a sonoridade do acordeom, que reina soberano.
Para o concerto, além de composições próprias, Júnior Ferreira selecionou Feira de Mangaio (Sivuca/Glória Gadelha); Amor de Verão (Tiago dos Santos/Diego Lima); Vem Morena (Luiz Gonzaga/Zé Dantas); Isso aqui tá bom demais (Dominguinhos/Nando Cordel); Pedras que cantam (Dominguinhos/Fausto Nilo).. É um concerto para agradar os ouvidos e encher o peito.
Sobre o artista
Junior Ferreira é um músico baiano, radicado em Brasília há 17 anos, que vem dessa tradição, seja da música nordestina com xaxados, xotes e baiões, seja pela tradição das festas juninas com quadrilhas, marchinhas e arrasta-pés. Autodidata e instrumentista desde os 10 anos de idade, o acordeonista encontrou em Brasília a possibilidade de mostrar o talento e a versatilidade que o tornaram conhecido. Foi na capital do país que o músico pode aprofundar os conhecimentos no curso de música da Universidade de Brasília e dialogar com várias linguagens, encontrar outros jovens instrumentistas e compor.
A pluralidade cultural da capital do país encantou o músico e transformou a obra dele. Júnior Ferreira cumpre intensa agenda de apresentações e colaborações com grandes nomes da música brasiliense e nacional. Fez turnês na África, Europa e América do Sul e tem um trabalho respeitado por colegas e parceiros musicais em Brasília e no Brasil. Junior é considerado um grande representante do acordeon, por contribuir para a valorização da música brasileira e sempre presta uma homenagem ao Nordeste e suas tradições, bem como aos mestres da cultura nordestina como: Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho do acordeom, dentre outros.
Neste concerto ele estará acompanhado de Júnior Ferreira – Voz e Acordeom; Hamilton Pinheiro – Baixo; Charliton Alves – Zabumba e Voz; Messias Alexandre – Triângulo e Voz; Paulo Black – Flugel Horn e Trompete.
Serviço
O quê: Viva São João, concerto de Júnior Ferreira
Quando: Sexta-feira, dia 14 de junho, às 20 horas
Onde: CTJ Hall, Casa Thomas Jefferson, na 7069/906 Sul
Quanto: entrada franca