Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Classe dominante já escolheu o anti-Lula para 2026: é Tarcisio de Freitas

Tarcísio de Freitas entregou a Sabesp e foi aplaudido pela imprensa neoliberal (Foto: Reprodução | Gov/SP)

Depois de vender Sabesp, governador de SP foi celebrado por Globo, Folha, Estado e Veja – todos unidos para eleger um candidato neoliberal em 26

 O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o queridinho da imprensa corporativa. Empenhado em dilapidar o patrimônio público do estado mais rico do país, o “bolsonarista moderado”, como os meios neoliberais o caracterizam, ele vem sendo posicionado como a principal aposta da extrema-direita para derrotar o presidente Lula em 2026.

Nesta sexta-feira (26), foi a vez da revista Veja de declarar seu apoio ao ex-ministro de Jair Bolsonaro. A capa da edição desta semana retrata Tarcísio em pose presidencial e rasga elogios à privatização da Sabesp, que, além de não contar com concorrência, viu a maior companhia de saneamento do país ser entregue a preço de banana a uma obscura empresa de energia sem experiência no ramo, a Equatorial.

A linha editorial não difere da de outros meios da imprensa neoliberal. Recentemente, o jornal O Estado de S. Paulo exaltou a entrega da Sabesp, argumentando que a privatização “é a solução”.  No entanto, uma série de lideranças progressistas criticou o editorial, apontando que a desetatização foi apressada e realizada sem concorrência adequada, resultando na venda da maior empresa de saneamento do país por um valor muito inferior ao seu real valor de mercado.

Da mesma forma, Globo e Folha de S. Paulo não pouparam esforços para demonstrar seu apoio a Tarcísio. O governador tem se aproveitado desse respaldo para se posicionar como o candidato da extrema-direita para 2026, mas resta saber se suas ações à frente do Palácio dos Bandeirantes não irão mergulhar os paulistas em um caos completo, comprometendo sua viabilidade política.

About Author