Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Conspiracionismo e obsessão pela esquerda: detalhes do curso de formação de extrema direita

Atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023 (Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF)

Jornalistas que participaram de curso idealizado por Eduardo Bolsonaro relatam a experiência

Brasil de Fato – Com objetivo de entender como pensa e o que propaga a extrema direita no Brasil, os jornalistas Andrea Dip e Niklas Franzen se matricularam no curso Formação Conservadora, idealizado pelo pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O resultado da imersão é um dossiê completo que analisa como o discurso conservador é propagado nos espaços do campo reacionário. Dos perfis de quem ministrou as aulas ao discurso propagado, as conclusões apontam para uma subversão da história e da realidade.

No documento, publicado pela Fundação Heinrich Böll, Dip e Frazen expõem teorias conspiratórias, releituras de fatos políticos e econômicos e um pensamento que limita os papéis da família e da sociedade. A espinha dorsal do discurso é um suposto complô, que seria operado pela esquerda global, para acabar com valores tradicionais.

Termos como globalismo, ideologia woke e guerra cultural são repetidos ao longo de todo o curso. Eles são associados a alertas sobre um imaginário conflito internacional iminente. O curso é vendido como um caminho de preparo e treinamento para evitar as consequências da suposta ofensiva em território nacional e “tirar o Brasil das garras da esquerda”.

Em entrevista ao Brasil de Fato, os autores afirmam que a aderência das ideias propagadas nas aulas era alta e que praticamente não havia ideias discordantes. No entanto, Dip e Frazen observam também que a audiência era composta por pessoas já inseridas no discurso extremista, o que pode sinalizar pouco apelo para atrair mais público.

Leia a entrevista na reportagem do Brasil de Fato.

About Author