Evento da Secretaria de Educação destaca a importância da conscientização e da formação em direitos humanos para a construção de uma sociedade mais igualitária e livre de violência de gênero.
A Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin) da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realizou nesta quarta-feira (28) a segunda edição do evento “Agosto Lilás: Pela Valorização de Meninas e Mulheres do Distrito Federal”, que ocorreu no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O objetivo do evento foi incentivar a reflexão sobre temas importantes para a construção de uma sociedade mais humanizada, com foco na educação como meio de estabelecer relações saudáveis e prevenir a violência de gênero.
A Campanha Agosto Lilás, instituída pela Lei nº 14.448 de 2022, estabelece que a União, os estados e municípios devem promover, ao longo do mês, atividades de conscientização sobre a necessidade de combater as diversas formas de violência contra a mulher. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, que completou 18 anos em 2024.
Durante o evento na CLDF, a Subin apresentou o Caderno Pedagógico Agosto Lilás, um documento orientador que reúne informações teóricas e de utilidade pública, além de indicações de serviços e sugestões de atividades sobre o tema.
“O propósito do Agosto Lilás é reforçar o sentimento de que devemos dizer não à violência e sim ao diálogo e à paz. Esse é um sentimento que nós, mulheres, queremos compartilhar com toda a sociedade. A Secretaria de Educação, em colaboração com a Secretaria da Mulher, está promovendo diversas ações na comunidade escolar voltadas à formação e capacitação em inclusão e direitos humanos, pois acreditamos que a educação tem o poder de transformar”, declarou a subsecretária da Subin, Vera Barros.
A secretária-executiva da Secretaria da Mulher, Jackeline Domingues, enfatizou a importância dessa parceria: “Temos realizado um trabalho contínuo e transversal, envolvendo diferentes áreas do governo e da sociedade civil. Acreditamos que a educação é uma grande aliada no combate à violência contra a mulher, pois, através dela, podemos transformar mentalidades e promover a igualdade de gênero desde cedo.”
Durante o evento, foi apresentado o Caderno Pedagógico Agosto Lilás, um material orientador que oferece suporte aos professores na promoção de ações de valorização de meninas e mulheres e na conscientização sobre a necessidade de enfrentar as várias formas de violência de gênero. Vera Barros destacou a relevância de disponibilizar informações à comunidade escolar: “Estamos levando um trabalho essencial à rede pública de ensino, com palestras inclusivas e um caderno pedagógico acessível virtualmente a todas as escolas, que contém depoimentos, sugestões de práticas pedagógicas e toda a legislação relacionada à prevenção da violência contra a mulher.”
*Com informações da Secretaria de Educação