A determinação atende a um pedido do MPDFT. O comandante é suspeito de envolvimento em um suposto vazamento de dados sigilosos
A Justiça Militar do Distrito Federal determinou, nesta sexta-feira (30/8), o afastamento do tenente-coronel Herlanio Leite Gonçalves do comando do Centro de Assistência Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (Ceabm/CBMDF). Ele é citado em uma investigação sobre o suposto vazamento de dados sigilosos entre oficiais da corporação.
O caso foi revelado pelo Metrópoles. A decisão judicial desta sexta atende a um pedido da 3ª Promotoria de Justiça Militar. O tenente-coronel deve ficar afastado até o final das investigações.
Em 13 de agosto, a promotoria já havia requisitado à Corregedoria do CBMDF o afastamento do comandante, mas não foi atendida.
De acordo com os relatos recebidos pelo MPDFT, há suspeitas de que o comandante possa ter cometido os crimes de perseguição, violação de segredo profissional, exercício ilegal da medicina e alteração de dados ou informações na tentativa de induzir juízes ou peritos ao erro, previstos no Código Penal.