O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (26), um alerta de grande perigo para onda de calor em nove estados: Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal. Segundo o Inmet, essas regiões podem enfrentar temperaturas até 5°C acima da média pelos próximos cinco dias.
Ainda de acordo com o Inmet, 20 estados e o Distrito Federal estão sob alerta climático. Nesta quinta-feira, por exemplo, Brasília completa 156 dias sem chuvas, enfrentando um clima seco e quente. Os alertas incluem riscos de onda de calor, baixa umidade e tempestades.
Inmet: Brasil tem 20 estados e o DF em alerta climático — Foto: Reprodução/GloboNews
Há também alerta para risco de incêndios em 14 estados e no DF.
Inmet: risco de incêndio em 14 estados e o DF — Foto: Reprodução/GloboNews
Previsão de melhora nas condições climáticas
O meteorologista Wanderson Luiz destacou que as temperaturas devem melhorar nas próximas semanas.
“Essa época do ano, final de inverno e início de primavera, é comum apresentar índices de umidade baixos, especialmente no Centro-Oeste, com registros em torno de 20%. Quando há ondas de calor e a predominância de ar seco, esses valores se tornam ainda mais frequentes. A Amazônia, nossa principal fonte de umidade, também tem enfrentado um período de secura prolongada. No entanto, a previsão para a primavera indica que, a partir de outubro, a umidade relativa deve aumentar no Norte e Sudeste. Além disso, já temos previsão de chuvas mais volumosas para o Norte do Brasil nesta semana”, afirmou.