O início da construção da Transnordestina remonta ao século 20 e foi atribuído a Celso Furtado em 1956
Na última sexta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a criação do Fundo de Investimento em Infraestrutura Social, uma iniciativa resultado da colaboração entre o Governo Federal e o Congresso Nacional. Esse fundo destinará R$ 3,6 bilhões para a continuidade das obras de expansão da ferrovia Transnordestina, entre outras finalidades. A cerimônia de anúncio aconteceu no Porto de Pecém, localizado no município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará.
Durante o evento, Lula ressaltou que a trajetória da Transnordestina é longa e, como é comum na política, repleta de desafios quando envolve múltiplos órgãos federativos. Ao longo dos anos, pequenas seções da ferrovia foram construídas e algumas, eventualmente, abandonadas.
O início da construção da Transnordestina remonta ao século 20 e foi atribuído a Celso Furtado em 1956, conforme recordou o ministro dos Transportes, Renan Filho. Ele também enfatizou a necessidade de iniciar imediatamente as obras, usando a expressão nordestina “Estão na boca do jiqui” para indicar urgência.
As obras incluirão um trecho que passa pelo Porto de Pecém e uma passarela para conectar os navios de carga aos trilhos da ferrovia, conforme informou Tufi Daher Filho, presidente da Transnordestina Logística (TLSA), que é controlada pelo grupo CSN. Daher Filho também mencionou que este trecho pode ser apenas o primeiro passo para a conclusão da ligação entre Piauí, Ceará e Pernambuco. Ele expressou a expectativa de que essa parte mais desafiadora das obras seja finalizada antes de 2027, coincidindo com o fim do atual mandato de Lula em 2026. “Nós vamos concluir porque o senhor é um obstinado. E eu também”, afirmou Daher Filho a Lula.