Um homem de 50 anos foi preso, nesta terça-feira (12), suspeito de abusar sexualmente de crianças no Itapoã, no Distrito Federal. A Polícia Civil aponta que os estupros ocorriam há dez anos.
De acordo com as investigações, o homem e a companheira eram conhecidos na região por cuidarem de crianças de vizinhos e parentes.
A Polícia Civil afirma que o suspeito se aproveitava da confiança dos responsáveis e da vulnerabilidade das vítimas para estuprar as crianças. Para que ele não fosse denunciado aos pais, ele fazia ameaças.
Atualmente, o homem responde por três ocorrências de estupro de vulnerável com cinco vítimas. Os relatos de todas elas são semelhantes.
Como denunciar
Violência e abuso sexual infantil: saiba como denunciar
Veja como denunciar casos de abuso sexual:
- Polícia Militar – ligue 190: quando a criança está correndo risco imediato;
- Samu – ligue 192: para pedidos de socorro urgentes;
- Disque 100: recebe denúncias de violações de direitos humanos. A denúncia é anônima e pode ser feita por qualquer pessoa;
- Conselho tutelar: todas as cidades possuem conselhos tutelares. São os conselheiros que vão até a casa denunciada e verificam o caso. Dependendo da situação, já podem chegar com apoio policial e pedir abertura de inquérito;
- Profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros, precisam fazer notificação compulsória em casos de suspeita de violência. Essa notificação é encaminhada aos conselhos tutelares e polícia: disquedenuncia@sedh.gov.br
- WhatsApp do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos: (61) 99656- 5008
- Unidades do Ministério Público
Não é necessário ser responsável pela criança para fazer a denúncia. Qualquer um pode acionar um órgão, como o Conselho Tutelar, para isso.
LEIA TAMBÉM: