Laércio Portela trabalhou nas primeiras gestões petistas e é visto como homem de confiança do presidente Lula
O jornalista pernambucano Laércio Portela foi alçado ao comando interino da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) após a saída de Paulo Pimenta, que agora assume a Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. Portela é um nome de confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem tem uma longa história de colaboração.Segundo a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, a nomeação de Portela foi sugerida por Lula em abril de 2023, quando o presidente questionou: “Cadê o menino do Franklin? Chamem ele de volta”. Naquele momento, Portela foi contratado como assessor especial de Pimenta, sendo agora escolhido para liderar a Secom interinamente. Franklin Martins, que chefiou a Secom durante o segundo mandato de Lula (2007-2010), é considerado uma espécie de mentor de Portela, o que solidifica ainda mais sua posição dentro do governo.
“Com a constituição da autoridade federal em solo gaúcho, o jornalista pernambucano foi considerado a melhor solução interna para conduzir a pasta — seja até Pimenta voltar do Rio Grande do Sul, seja até o presidente promover a reforma ministerial”, destaca a reportagem. A Medida Provisória que estabeleceu a criação do ministério extraordinário de apoio ao Rio Grande do Sul deverá vigorar até dois meses após o fim do estado de calamidade pública. O decreto vigora até dezembro e pode ser ampliado.
A aliados, Pimenta tem dito que deve ficar de quatro a seis meses na sua terra natal, mas no governo federal existe a avaliação que ele poderá permanecer mais tempo no estado, devido ao tamanho da destruição causada pelas chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Sul.