Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Câmara instala comissão externa para investigar desastre ambiental em Maceió

Alfredo Gaspar pediu a criação do colegiado e vai coordenar os trabalhos = Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Mais de 50 mil pessoas foram afetadas por afundamento do solo causado por mineração de sal-gema

 

A Câmara dos Deputados instalou nesta quarta-feira (19) uma comissão externa que vai fiscalizar os danos sociais, ambientais e econômicos causados pelo afundamento do solo em Maceió (AL). O colegiado, criado no fim do mês passado, será coordenado pelo deputado Alfredo Gaspar (União-AL).

Gaspar afirma que a empresa Braskem explora a extração de sal-gema no subsolo de Maceió há anos. “A necessária escavação profunda, aliada à exploração desenfreada das jazidas, culminou em um colapso no solo da região que compreende os bairros de Mutange, Pinheiro, Bebedouro, Bom Parto, Flexal e Farol, causando um impacto social, ambiental e econômico sem precedentes na capital alagoana,” disse o parlamentar.

Mais de 50 mil pessoas foram afetadas pelo desastre ambiental. “Os moradores dos bairros perderam suas casas, empreendedores ficaram sem seus trabalhos e milhares de alunos deixaram de ir às escolas sob o risco iminente de colorarem suas vidas em risco. O Patrimônio Histórico e Cultural foi dizimado”, enumera Gaspar.

O assunto também foi tema de uma comissão externa em 2019.

Projeto
Alfredo Gaspar também é autor do Projeto de Lei 740/23, que suspende o pagamento de proventos a acionistas de sociedades por ações quando elas estiverem envolvidas em desastres ambientais. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados.

A comissão externa é composta por 9 deputados. Todos de Alagoas.

Gaspar ressalta a participação, de forma apartidária, da bancada alagoana. “Não podemos deixar a Braskem passar impune e as vítimas sem ressarcimento”, afirmou o coordenador.

Agenda
A próxima reunião do colegiado está marcada para terça-feira (25) e irá votar o plano de trabalho e os pedidos para a realização de visitas técnicas a Maceió e audiências públicas na Câmara com moradores dos bairros atingidos, representantes da Braskem e de órgãos governamentais.

 

Da Redação – ND

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email