Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Dias de luta contra LGBTfobia, exploração sexual de crianças e manicômios são lembrados em plenário

Esta semana começou com a celebração do Dia do Assistente Social (15 de maio), data lembrada pelos deputados Fábio Felix (PSOL) e Gabriel Magno (PT) durante a sessão plenária de hoje (17). Ambos também destacaram que amanhã (18) é o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Felix ressaltou, ainda, que hoje é o Dia Internacional da Luta Contra a LGBTfobia. O distrital explicou que foi nesta data, em 1990, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID), o que possibilitou o avanço na luta pelos direitos civis dessa população.

“A data representa um salto da nossa capacidade de viver, minimamente, com algum direito e de lutar por nossos direitos”, disse. “É um dia para enfrentar a LGBTfobia, que é uma condição estrutural de opressão, mas é um dia também de celebrar nossas conquistas, como o casamento igualitário e o reconhecimento da criminalização da LGBTfobia”, completou.

O deputado Wellington Luiz (MDB) parabenizou o colega pelo engajamento e se declarou um aliado: “É uma luta que está só começando e que conta com o meu apoio”.

Já o deputado Gabriel Magno (PT) concentrou seu discurso na luta contra a exploração sexual infanto-juvenil e na causa antimanicomial. “O DF tem uma lei de 1995 que previa que, em cinco anos, deviam estar fechados todos os manicômios. Mas ainda temos. O Hospital São Vicente de Paula não pode continuar funcionando”, disse. “Os manicômios são espaços de tortura, de violações de direitos”, pregou. O distrital defendeu a construção de Centros de Apoio Psicossociais (Caps) e de residências terapêuticas.

Denise Caputo – Agência CLDF

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email