Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

CLDF promove debate sobre o uso medicinal da Cannabis

maio 24, 2023 #BRCANN, #CLDF, #Max Maciel, #PSOL

O Distrito Federal é, proporcionalmente, a unidade federativa com mais pacientes autorizados a utilizar a cannabis medicinal

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza, nesta quarta (25), às 15h, uma comissão geral para debater sobre o uso medicinal da Cannabis. De iniciativa do deputado distrital Max Maciel (PSol), o evento abordará a importância do uso médico de um grande aliado na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Estudos comprovam a eficiência da planta no tratamento de inúmeras doenças, como fibromialgia, depressão, ansiedade etc.

Só no Distrito Federal a cada 100 mil habitantes, 121,4 dos moradores têm autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso de produtos derivados do canabidiol. É, proporcionalmente, a unidade federativa com mais pacientes autorizados a utilizar a cannabis medicinal. Os dados são de um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides (BRCANN)

No entanto, o plantio, o cultivo e a colheita da cannabis ainda é proibida no país. Com isso, os remédios à base de cannabidiol precisam ser importados, tornando-os mais caros e, consequentemente, inacessíveis a muitas famílias. O custo mensal para fazer a importação do óleo varia entre R$ 1500 e R$ 3000

Autor da iniciativa, o distrital Max Maciel, afirma que embora algumas famílias já conseguiram na justiça o direito de cultivar a planta para a fabricação do próprio remédio, o debate ainda precisa avançar. “Precisamos regulamentar o decreto federal que prevê a atividade de cultivo de plantas para fins de extração de substâncias com fins medicinais e facilitar o acesso à medicação para pessoas que realmente precisam”.

Imagens meramente ilustrativas

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email