Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Venezuela prendeu 33 homens porque estavam em sauna gay; agora, procurador diz que caso pode ser arquivado

Protesto na cidade de Valência, na Venezuela, contra prisão de homens LGBTQIA+ — Foto: Juan Carlos Hernandez/AFP

Por France Presse

No domingo (23), uma véspera de feriado na Venezuela, agentes da polícia bolivariana entraram em uma sauna gay na cidade de Valência e levaram 33 pessoas para a delegacia. A maioria deles (30) eram clientes do local, e os outros eram o dono e dois funcionários.

Nos dias seguintes, os clientes foram soltos após uma audiência na quarta-feira (26), mas não sem antes serem expostos: as fotos deles foram divulgadas, assim a informação de que alguns deles são HIV positivo.

Nesta quarta-feira (2), os três últimos homens que ainda estavam atrás das grades (o proprietário do local e dois funcionários) foram liberados depois que a Justiça aceitou seus fiadores.

 

Atentado ao pudor

 

Um dos homens que estavam no local era Iván Valera. Ele conta que estava conversando com um amigo quando foi preso. Agora, ele enfrenta uma acusação de atentado ao pudor (crime referente a atos obscenos em público, com penas de 3 a 15 meses de prisão).

O caso é considerado por ativistas como uma consequência de uma política de “homofobia de Estado”.

“Em nenhum momento eles nos contaram o que estava acontecendo, o que nos disseram é que estávamos em flagrante de um crime”, disse Valera, de 30 anos.

“Não estava ocorrendo nenhuma ação indevida”, afirmou. Ele, assim como os demais detidos, está em liberdade condicional.

Valera lembra que os policiais falaram que se tratava de uma operação de rotina, que teriam recebido uma denúncia anônima por “barulho” e atos públicos obscenos.

Durante a detenção, antes de ficar em liberdade condicional, ele denunciou que a linguagem dos policiais foi muito homofóbica, embora tenha ressaltado que garantiram o seu bem-estar.

Criminalizar a homossexualidade

 

O nome do local onde houve a operação é Avalon Man Club. A casa foi inaugurada em novembro do ano passado, é uma sauna para a comunidade LGBTQIA+ (embora seja aberta a qualquer público).

A imprensa local publicou que as prisões ocorreram por causa de uma “festa de sexo”, o que Valera nega.

“Em nenhum momento o relatório policial indica que um ato sexual estava sendo praticado lá”, disse ele.

Alfredo Rodríguez, outro dos homens que foram detidos, também diz que não houve flagrante de sexo: “Não teve nada além de uma conversa entre amigos”.

“Eles querem criminalizar uma atitude e conduta que de forma alguma envolveu um ato criminoso”, diz.

Exposição pública

 

Alguns dos detidos mantinham em segredo a sua orientação sexual para se protegerem dos preconceitos, sem leis que protejam os direitos da comunidade, como o casamento homoafetivo ou a mudança de identidade de gênero. E, de repente, foram expostos na frente de familiares e colegas de trabalho.

Jesús Araujo, de 24 anos, funcionário do local, conta que foi abordado por duas pessoas no supermercado que perguntaram se ele era um dos “33” e, depois, disseram que era uma “vergonha”.

“Se alguém tivesse cometido um crime, teria que acatar [o processo penal], mas não é o caso”, afirmou Araujo.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email