Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Governo quer reforçar ensino de disciplinas como matemática, português e história no novo ensino médio

Camilo Santana (Foto: Ricardo Stuckert)

Proposta do Ministério da Educação, comandado por Camilo Santana, ainda será submetida ao Congresso

247 – O Ministério da Educação (MEC) apresentou as novas propostas para reformular o ensino médio no Brasil. O principal objetivo é aumentar a carga horária obrigatória das disciplinas fundamentais, como Português, Matemática e História, para pelo menos 2,4 mil horas. Além disso, o MEC deseja reduzir as áreas de itinerários formativos de cinco para três, com foco em Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Ciências Humanas e Sociais, e Formação Técnica e Profissional, segundo reportagem do Estado de S. Paulo.

Outra medida importante é a criação de referenciais para os itinerários, visando definir melhor suas possibilidades de oferta. Atualmente, algumas trilhas de estudo são criticadas por falta de qualidade ou relevância para a formação dos jovens. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continuará avaliando apenas a formação básica até 2024, mas a partir de 2025, o modelo da prova será reavaliado em consulta à sociedade.

A reforma anterior havia reduzido a carga horária das disciplinas básicas para 1,8 mil horas, destinando 1,2 mil horas à carga flexível, permitindo que os alunos escolhessem áreas de interesse. Agora, a proposta é não impor um limite máximo de horas, mas manter as disciplinas obrigatórias com pelo menos 2,4 mil horas. O objetivo é tornar as escolas mais atraentes, criativas e acolhedoras para os estudantes, corrigindo as falhas da implementação anterior.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email