Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Pico de calor: 19 estados e o DF terão altas temperaturas nas próximas 24h

Hugo Barreto/Metrópoles

Duração da onda de calor que atinge quase todo o país é “altamente atípica” durante o inverno e deve ocorrer até esta quinta-feira (24/8)

De acordo com a meteorologia, a onda de calor que atinge todas as regiões do Brasil terá seu pico de altas temperaturas nesta quarta (23/8) e quinta-feira (24/8). O calorão em pleno inverno se deve à combinação do fenômeno El Niño, que aquece as águas do Pacífico Equatorial, com as mudanças climáticas globais.

Segundo o meteorologista da Climatempo Fábio Luengo, as altas temperaturas no período são atípicas. “Esse nível de calor durante o inverno é altamente atípico, considerando que as temperaturas geralmente são mais baixas nessa estação, com médias de 20°C a 25°C, principalmente nas regiões Sul e Sudeste”, afirma ele.

A onda de calor intenso deve atingir 19 estados brasileiros e o DF, com possibilidade de chegar a 40°C em lugares como Cuiabá (MT), Teresina (PI), Manaus (AM), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Campo Grande (MS).

Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal, serão os mais afetados pela onda de calor. Rio Grande do Sul e Santa Catarina ficam fora da lista, mas correm risco de temporais.

 

Em São Paulo, por exemplo, esta quarta-feira pode registrar a mais alta temperatura de 2023 até agora, com previsão de 34°C. O recorde de calor atual é de 32,5°C, em 16 de janeiro. “O valor de 34°C é uma temperatura muito acima do normal para agosto na cidade de São Paulo, quase 10°C acima da média histórica de temperatura máxima para agosto, que é de 24,5°C”, aponta relatório do Climatempo.

Recordes de temperatura

Em maio, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) já havia alertado para a onda de calor. À época, o chefe da entidade, Petteri Taalas, advertiu que o El Niño poderia provocar recordes de temperatura neste ano.

De acordo com o Climatempo, as previsões apontam para 34°C em Brasília e São Paulo, 37°C em Campo Grande e até mesmo 42°C em Cuiabá. Na capital paulista, se esses números se concretizarem, será um recorde de calor para o mês de agosto, com a temperatura mais alta já registrada desde o início das medições, em 1961.

Já na quinta, os termômetros podem marcar 39°C no Rio de Janeiro, o que também estabeleceria um novo recorde histórico para o mês.

A onda de calor deve afetar todas as regiões do país; no entanto, as altas temperaturas devem ser mais sentidas no Sudeste e no Centro-Oeste, com máximas perto ou acima de 40°C. O esperado é que, em alguns estados, as temperaturas fiquem 3°C acima da média histórica.

Apesar do calorão, a meteorologia aponta a chegada de uma nova frente fria para o fim de semana, o que deixa as altas temperaturas com os dias contados. As máximas podem cair drasticamente em algumas cidades, de 34°C para 15°C.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email