Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Governo federal estuda criar ‘concurso nacional unificado’ com prova simultânea em 180 cidades

Por g1 — Brasília

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos começa a discutir nesta sexta-feira (25) com outros órgãos do governo federal a ideia de criar um “concurso nacional unificado”.

Se aprovada, a ideia atual é que a prova seja realizada em 180 cidades – e que os candidatos classificados preencham vagas em diversos órgãos federais, como ministérios e autarquias.

Segundo o próprio Ministério da Gestão, a intenção é criar algo similar ao atual Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja nota é usada por centenas de faculdades e universidades de todo o país em substituição ao vestibular tradicional.

Concursos autorizados em órgãos federais reúnem mais de 16 mil vagas; veja o que se sabe até agora

Concursos autorizados em órgãos federais reúnem mais de 16 mil vagas; veja o que se sabe até agora

O material divulgado pelo governo não deixa claro se a ideia em estudos até aqui prevê restrições para esse exame unificado – por exemplo, para carreiras policiais, jurídicas e as chamadas “carreiras de Estado”, como diplomacia e auditoria da Receita.

Segundo o secretário de Gestão de Pessoal do ministério, José Celso Cardoso Jr., a iniciativa é “inovadora” por tentar harmonizar e padronizar os processos e os resultados dos concursos, que hoje são organizados por bancas diferentes e com regras distintas para cada órgão federal.

“[…] Com essa estratégia, nós pretendemos atrair pessoas que jamais teriam em outras condições, oportunidade de concorrer a uma vaga no setor público”, diz.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email