Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Líderes do G20 pedem a plena implementação do acordo de grãos, incluindo fertilizantes russos

© AP Photo / Evan Vucci

Os líderes do G20 apelam à plena implementação do acordo de grãos, incluindo o fornecimento de fertilizantes russos, de acordo com a declaração da cúpula.

“Apreciamos os esforços envidados pelos acordos de Istambul, mediados pela Turquia e Nações Unidas, que consubstanciam o Memorando de Entendimento entre a Rússia e o Secretariado das Nações Unidas para a promoção do acordo de grãos, e apelamos à sua implementação integral, oportuna e eficaz para garantir as entregas imediatas e desimpedidas de grãos, alimentos e fertilizantes e insumos da Federação da Rússia e da Ucrânia.”

Os líderes do G20 também enfatizaram que os fornecimentos são importantes para atender à demanda dos países em desenvolvimento e menos desenvolvidos, especialmente os países africanos.
Além disso, os países participantes da cúpula do G20 em Nova Deli se comprometeram a fortalecer a segurança alimentar global e a nutrição acessível para todos.
Para conseguir isso, eles vão incentivar os esforços para fortalecer a cooperação em pesquisa sobre grãos resistentes ao clima e nutritivos, como painço, quinoa, sorgo e outras culturas tradicionais, incluindo arroz, trigo e milho.

Para promover a segurança alimentar, o grupo G20 destacou “a importância de aumentar a disponibilidade de uso eficiente de fertilizantes e recursos agrícolas, inclusive através do fortalecimento da produção local de fertilizantes, bem como da melhoria da saúde do solo”.

Além disso, de acordo com a declaração da cúpula, os líderes condenaram veementemente quaisquer ataques terroristas a instalações energéticas estrategicamente importantes.
Destacando que todos os atos terroristas são criminosos e não podem ser justificados independentemente de quem, quando, onde e por que os cometeu.

Como parte da discussão da crise ucraniana, os países do G20 tiveram diferentes visões e avaliações da situação, mas, segundo o documento publicado, os membros do G20 afirmaram que, na situação na Ucrânia, todos os países devem agir de acordo com os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas em sua totalidade.

Ao mesmo tempo, na declaração final observa-se que a cúpula não é uma plataforma para resolução de questões geopolíticas, mas reconhece que esses aspectos podem influenciar a economia global.
Entre outros parágrafos da declaração, afirma-se que os países do G20 se comprometeram a fortalecer a segurança alimentar global e alimentos acessíveis para todos.

Assim, eles comprometeram-se a “promover uma agricultura aberta, equitativa, previsível e baseada em regras”, bem como o comércio de alimentos e fertilizantes, e a não impor proibições ou restrições à exportação de acordo com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Entre outras coisas, os países do G20 saúdam a União Africana como membro permanente e estão convencidos de que a sua inclusão contribuirá para a solução dos problemas.
Nota-se também que as próximas cúpulas do G20 estão previstas para serem realizadas no Brasil, na África do Sul e nos Estados Unidos.
“Estamos ansiosos para nos reunir novamente no Brasil em 2024 e na África do Sul em 2025, bem como nos Estados Unidos em 2026, no início do próximo ciclo.”
Além disso, os líderes do G20 enfatizaram que saúdam a intenção da Arábia Saudita de sediar a cúpula em um novo ciclo.
A Cúpula de Líderes do G20, que acontece entre os dias 9 e 10 de setembro, em Nova Deli, na Índia, vai ser marcada pela divisão do grupo das maiores economias do mundo em função da operação militar especial da Rússia na Ucrânia.
Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email